Nó da violência | Boqnews
8 de fevereiro de 2017

Nó da violência

Criada em 2006, a Lei de Drogas, que endureceu penas para traficantes, mas retirou a punição para usuários, tem sido uma faca de dois gumes. Inicialmente, beneficia o usuário, mas a dificuldade para diferenciar tráfico e uso pessoal – decisão que fica na maioria das vezes nas mãos dos policiais – estimula a explosão de prisões.

Nó da violência II

Antes da lei, 14% dos crimes pelos crimes pelos quais os presos foram condenados ou acusados eram relacionados ao tráfico. Em 2014, o percentual dobrou e representou um incremento da ordem de 349% em números absolutos. De forma paralela, o volume de homicídios cresceu entre 2005 e 2014 125% tornando o País recordista mundial em assassinatos com quase 60 mil vítimas.

Nó da violência III

Não bastasse, as prisões ocorrem no elo mais frágil da teia que envolve as lideranças das facções, onde os pequenos traficantes foram a maioria dos presos. Pesquisa do Núcleo de Estudos da Violência da USP de 2012 apontou que 62% dos casos de flagrante por tráfico em São Paulo a pessoa era presa com menos de 100 gramas de droga. E 80,6% dos detidos eram réus primários.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.