
Foto: Carla Nascimento
O vereador Adilson Junior apresentou a Lei Nº 4.627/2025, que institui o “Selo Autista a Bordo”. Sendo assim, o objetivo da lei é a identificação de veículos que transportam pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A Lei foi aprovada em 22 de abril na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito de Santos, Rogério Santos no último dia 16.
Com isso, a proposta tem como objetivos principais facilitar a identificação dos automóveis em situações de risco. Como acidentes ou abordagens policiais — e sensibilizar a sociedade para atitudes mais conscientes no trânsito, promovendo um ambiente mais inclusivo e seguro.
A concessão do selo será feita mediante solicitação ao órgão competente do Poder Executivo, com a devida comprovação da condição por laudo médico. No entanto, a emissão só poderá ocorrer após a regulamentação da lei.
Destaque
Esse simples adesivo pode fazer uma grande diferença em momentos críticos, como emergências, blitzes ou abordagens, além de colaborar com o respeito no dia a dia do trânsito urbano. A presença do selo também busca estimular olhares mais empáticos e posturas mais humanas de todos os motoristas e pedestres.
Vale destacar que o vereador Adilson Junior tem se empenhado em projetos voltados à causa do autismo. Portanto, entre suas propostas já aprovadas, estão leis que incluem o símbolo do autismo nos transportes públicos municipais de Santos e garantem prioridade de atendimento a pessoas com TEA em estabelecimentos públicos e privados.
Deixe um comentário