16º Congresso Estadual da Facesp acontece até sexta (6) | Boqnews

Guarujá

05 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

16º Congresso Estadual da Facesp acontece até sexta (6)

Evento acontece no Casa Grande Hotel Resort e Spa

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Durante a abertura do 16º Congresso Estadual da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), que ocorre pela terceira vez em Guarujá, o presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), Roberto Clemente Santini, ressaltou a importância de se buscar meios para driblar a crise econômica que atinge todo País.

“Nesse congresso, sem dúvida, o objetivo central é estimular o ato de empreender. Na prática, empreender é: definir metas, planejamento e buscar informações. É persistir e ter comprometimento. É ter iniciativa e buscar oportunidades. É assumir riscos, ousar e buscar qualidade e eficiência. É ter independência e auto-confiança! É hora de empreender, superar essa  estagnação e paralisia nacional. Chega de crise!”.

Santini disse que, em momentos de instabilidade, a tendência é realmente que o desânimo e a desconfiança tomem conta da sociedade. Mas que, diante desta realidade, empresários devem reagir e ressaltou que as ACs são personagens importantes neste cenário.

“As micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo registraram em julho uma queda de 5,7 por cento do faturamento real em relação ao mesmo período de 2014, já descontada a inflação. Esse dado impõe uma reação. As ACs são a base da sociedade econômica, formada pelo comércio, indústria, serviços e o agro-negócio. Nesses quatro setores estão quase 80 por cento da força de trabalho do País. Na Baixada Santista temos no Porto de Santos, no Pólo Industrial de Cubatão e no turismo os grandes vetores econômicos. Nessas atividades, a inserção de uma cultura empreendedora pode alimentar novas idéias e novas oportunidades”.

Na sequência, ele aproveitou para lembrar que, em setembro, mais uma vez, o Porto de Santos registrou novo recorde de movimentação, comprovando que, apesar do quadro econômico, com trabalho e uma política séria, “é possível até mesmo virar uma página da história”. 

O Congresso
Com o tema “Novas ideias. Construindo caminhos”, o objetivo do evento é estimular o ato de empreender por meio de debates, apresentações e capacitação. Os temas que integram a programação do congresso são voltados às atividades das associações comerciais. As plenárias serão divididas por temas, projetos e produtos que a Facesp e parceiros, por intermédio das associações comerciais do estado de São Paulo, oferecem aos associados das entidades. 

Programação
Nesta quinta-feira (5), às 14h30, ao lado do presidente da Facesp, a jornalista e comentarista da Globo News, Cristiana Lôbo, fará uma análise do cenário político brasileiro. Já a conjuntura econômica será debatida sexta-feira (6), às 14 horas, em painel composto pelo economista-chefe do Bradesco, Octavio de Barros, Alencar Burti (presidente da Facesp e da ACSP – Associação Comercial de São Paulo) e Marcel Solimeo, economista-chefe da ACSP e homenageado neste ano pela Ordem dos Economistas do Brasil.

Outros temas como cadastro de inadimplentes, e-social, atuação das associações comerciais junta à administração pública, casos de sucesso em setores de vestuário, beleza, alimentação e olericultura estão na programação do evento que pode ser conferida na íntegra pelo site www.congressofacesp.com.br.

Serviço
Data
: até 6 de novembro
Local: Casa Grande Hotel Resort e Spa (Av. Miguel Estéfano, 1001 – Enseada)

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.