Conheça as 20 peças roubadas do Museu de Arte Sacra de Santos | Boqnews

Crime

06 DE JULHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Conheça as 20 peças roubadas do Museu de Arte Sacra de Santos

No momento, museu está fechado para reorganização e deve reabrir ao público na segunda (11)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo divulga as 20 obras roubadas do Museu de Arte Sacra de Santos no último domingo (3). O objetivo é contribuir para as investigações na recuperação das peças, que tem valores inestimáveis.

No momento, o Museu de Arte Sacra de Santos está fechado para reorganização, com previsão para voltar a funcionar apenas na próxima segunda-feira (11), na Festa de São Bento, Padroeiro da Instituição.

Conheça as peças roubadas do Museu de Arte Sacra: 

Em nota, o SISEM também esclarece que já entrou em contato com o Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) para articulação junto à Interpol e orientou o Museu a inserir informações sobre as obras roubadas no Cadastro de Bens Musealizados Desaparecidos do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O museu de Santos é um dos 22 museus de arte sacra inventariados pelo SISEM-SP, em um trabalho que teve início em 2012 sob coordenação do Museu de Arte Sacra da Capital. A iniciativa teve o objetivo de assegurar identificação, proteção, pesquisa e difusão do patrimônio museológico paulista de Arte Sacra e funciona, ainda, como ferramenta auxiliar no combate ao tráfico desses bens culturais.

“O inventário é o que garante o registro de cada obra, a descrição de suas características e um arquivo fotográfico que facilitam sua identificação, inclusive numa ocorrência de roubo como esta”, afirma o coordenador do SISEM-SP, Davidson Panis Kaseker. O Sistema Estadual de Museus é gerido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e articula mais de 400 museus paulistas, tanto estaduais quanto municipais e privados.

Quem tiver qualquer informação sobre as peças roubadas deve entrar em contato com o Museu de Arte Sacra de Santos: (13) 3219-1111 ou com o disque denúncia 181.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.