Volta às aulas da rede municipal ocorre nesta sexta | Boqnews
Foto: Divulgação Educação

Educação

11 DE FEVEREIRO DE 2016

Volta às aulas da rede municipal ocorre nesta sexta

Os cerca de 28 mil alunos das 80 escolas da rede municipal voltam às aulas nesta sexta-feira

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os cerca de 28 mil alunos das 80 escolas da rede municipal voltam às aulas nesta sexta-feira com uma acolhida especial: é o Dia da Família na Escola, com atividades de leitura.

Na reunião de integração cada família receberá um calendário escolar, onde constam dias letivos e datas importantes, como reuniões, eventos, recessos e feriados. Também inclui 18 dicas sobre saúde, higiene, pontualidade, bullying, cuidados com uniforme e material escolar, diversidade, inclusão, lazer e, principalmente, a parceria entre família e escola para uma educação de qualidade.

Adaptação
Todos os alunos da educação infantil (zero a 5 anos) passam por período de adaptação no início do ano, inclusive os que já frequentavam as unidades no ano anterior. A medida facilita a ambientação das crianças, que vão ganhar novos amigos e professores. Trata-se também de uma prática que atende aos Indicadores de Qualidade do MEC (Ministério da Educação).

A adaptação consiste em reduzir o tempo de permanência na escola durante a primeira semana da volta às aulas. A redução varia conforme a faixa etária e o período em que o aluno está matriculado (integral ou parcial). Se a escola considerar necessário, os pais permanecem nas dependências da unidade.

Avaliação trimestral
A avaliação do desempenho escolar dos alunos, em 2016, será trimestral, em vez de bimestral. A ideia da Prefeitura é acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do trimestre para aprimorar a qualidade da educação. Serão utilizados vários instrumentos de avaliação: prova objetiva, dissertação, seminário, trabalho em grupo, debate, autoavaliação e análise dos erros, entre outros.

Além da avaliação institucional interna, vários mecanismos externos igualmente veriicam a evolução do estudante. São eles: Prova Santos (formulada e corrigida pela Seduc, que avalia o sistema de ensino e não o aluno individualmente); Saresp (estadual) e Prova Brasil (federal).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.