Volta às aulas da rede municipal ocorre nesta sexta | Boqnews
Foto: Divulgação Educação

Educação

11 DE FEVEREIRO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Volta às aulas da rede municipal ocorre nesta sexta

Os cerca de 28 mil alunos das 80 escolas da rede municipal voltam às aulas nesta sexta-feira

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os cerca de 28 mil alunos das 80 escolas da rede municipal voltam às aulas nesta sexta-feira com uma acolhida especial: é o Dia da Família na Escola, com atividades de leitura.

Na reunião de integração cada família receberá um calendário escolar, onde constam dias letivos e datas importantes, como reuniões, eventos, recessos e feriados. Também inclui 18 dicas sobre saúde, higiene, pontualidade, bullying, cuidados com uniforme e material escolar, diversidade, inclusão, lazer e, principalmente, a parceria entre família e escola para uma educação de qualidade.

Adaptação
Todos os alunos da educação infantil (zero a 5 anos) passam por período de adaptação no início do ano, inclusive os que já frequentavam as unidades no ano anterior. A medida facilita a ambientação das crianças, que vão ganhar novos amigos e professores. Trata-se também de uma prática que atende aos Indicadores de Qualidade do MEC (Ministério da Educação).

A adaptação consiste em reduzir o tempo de permanência na escola durante a primeira semana da volta às aulas. A redução varia conforme a faixa etária e o período em que o aluno está matriculado (integral ou parcial). Se a escola considerar necessário, os pais permanecem nas dependências da unidade.

Avaliação trimestral
A avaliação do desempenho escolar dos alunos, em 2016, será trimestral, em vez de bimestral. A ideia da Prefeitura é acompanhar o desenvolvimento do aluno ao longo do trimestre para aprimorar a qualidade da educação. Serão utilizados vários instrumentos de avaliação: prova objetiva, dissertação, seminário, trabalho em grupo, debate, autoavaliação e análise dos erros, entre outros.

Além da avaliação institucional interna, vários mecanismos externos igualmente veriicam a evolução do estudante. São eles: Prova Santos (formulada e corrigida pela Seduc, que avalia o sistema de ensino e não o aluno individualmente); Saresp (estadual) e Prova Brasil (federal).

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.