Shoppings da região recebem ação para orientar crianças | Boqnews

Faça a coisa certa

23 DE SETEMBRO DE 2015

Shoppings da região recebem ação para orientar crianças

Objetivo é garantir a segurança das crianças por meio de atitudes preventivas. Campanha acontece em Santos e São Vicente

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Faça a Coisa Certa - Escada Rolante 6 Faça a Coisa Certa - Elevador 4 Faça a Coisa Certa - Elevador 3 Opção de lazer de uma grande fatia da população brasileira, os shopping centers recebem 431 milhões de pessoas por mês, segundo dados de 2014 da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O número mais que dobrou em oito anos e para garantir o vai e vem da população, equipamentos de transporte vertical, como elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes são cada vez mais necessários, mas não só para ir ao shopping. São úteis para sair de casa, ir ao trabalho, ao médico, escola e até na hora de viajar.

As crianças representam uma fatia importante desse contingente e desde pequenas já convivem com o sobe e desce desses equipamentos. Curiosas por natureza, elas gostam de explorar tudo que é novo e diferente e ficam encantadas com o movimento das escadas rolantes que parecem um brinquedo tipo montanha-russa; bem como, com o elevador que vira esconderijo na brincadeira com os amigos de subir e descer os andares.

A fantasia, porém, cria situações que podem colocar a segurança dos pequenos em risco, principalmente quando o adulto não está por perto para zelar por eles. Como não tem noção do perigo, a criança fica mais exposta a acidentes, por isso, como diz o ditado, todo cuidado é pouco.

Para orientar as crianças e conscientizar os pais sobre como usar de forma correta e segura os elevadores, as escadas rolantes e as esteiras rolantes, a ThyssenKrupp Elevadores promove no dia 3 de outubro a 8ª edição da Ação Faça a Coisa Certa – Dia das Crianças.

“Nosso objetivo é garantir a segurança de milhares de pessoas que são transportadas diariamente por elevadores, escadas e esteiras rolantes. Escolhemos as crianças como nosso principal público-alvo porque acreditamos no poder da transformação por meio da educação. Além disso, sabemos que as crianças são multiplicadores e levarão adiante as informações sobre atitudes seguras”, afirma Paulo Manfroi, Vice-presidente de Serviços da ThyssenKrupp Elevadores.

Realizada em parceria com shopping centers de todo o País, este ano a ação contará com a participação de 23 shoppings, além de um aeroporto, totalizando 16 cidades de 11 Estados participantes. Nos últimos três anos, a ação sensibilizou mais de 100 mil crianças.

Em São Paulo, a Faça a Coisa Certa acontecerá em três shoppings do litoral: Miramar Shopping e Praiamar Shopping, em Santos, e  Brisamar Shopping, em São Vicente. Para ampliar o alcance da iniciativa, a empresa também promove a Faça a Coisa Certa em escolas, levando conteúdo informativo aos alunos e professores de instituições de ensino.

Faça a Coisa Certa

O público-alvo da Ação são as crianças de 5 a 12 anos, os pais e os familiares responsáveis pela educação dos pequenos, como avós e tias, entre outros. No formato de blitz, equipes de funcionários da empresa -que atuam na área de prestação de serviço de manutenção – abordam a população com informações sobre o uso seguro dos equipamentos.

Materiais educativos e lúdicos integram a ação, como o gibi “As aventuras do SUPER ZERO & Segurita” que será entregue às crianças no dia da ação. Outros materiais também foram criados para auxiliar no processo de aprendizagem dos pequenos como os vídeos que ensinam a usar corretamente o elevador e a escada rolante e que estão disponíveis no YouTube.

Prevenção

Os acidentes ou as lesões não intencionais representam a principal causa de morte de crianças de um a 14 anos no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. No total, cerca de 4,7 mil crianças morrem e 122 mil são hospitalizadas anualmente vítimas de acidentes.

No mundo, 830 mil crianças morrem vítimas de acidentes por ano, segundo o Relatório Mundial sobre Prevenção de Acidentes com Crianças e Adolescentes, publicação da Organização Mundial da Saúde e do UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância. Dentre as causas de acidentes estão a falta de informação e de prevenção, bem como a ausência de ambientes adequados às crianças e leis específicas.

Em algumas cidades brasileiras, as crianças menores de 10 anos só devem usar o elevador se estiverem acompanhadas de um adulto, por determinação de leis municipais. No caso das escadas e esteiras rolantes, a Norma Brasileira (NBR NM 195/1999), determina o uso de avisos de alerta sobre situações de perigo nos locais onde os equipamentos estão instalados para chamar a atenção da população. Adesivos fixados junto às escadas rolantes também são usados para indicar as situações que são proibidas por Norma, como transportar o bebê no carrinho na escada rolante.

A prevenção ainda é o maior aliado contra os acidentes. Estudos da ONG Safe Kids Worldwide mostram que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples, como mudar o comportamento dos adultos, adequar os espaços para as crianças, criar e fiscalizar leis para inibir práticas inseguras, desenvolver e promover o uso de equipamentos de segurança e de políticas públicas que tenham a prevenção como objetivo.

Serviço 

Miramar Shopping
Data: 03 de outubro, sábado
Horário: Das 13h às 16 horas
Local: Térreo, entre as escadas rolantes da Praça Central e o elevador panorâmico
Endereço: Rua Euclides da Cunha, nº 21 – Gonzaga – Santos/SP

Praiamar Shopping
Data: 03 de outubro, sábado
Horário:  Das 16h às 18 horas
Local: Piso Térreo, Praça Central ao lado das escadas rolantes
Endereço: Rua Alexandre Martins, nº 80 – Aparecida – Santos/SP

Brisamar Shopping
Data: 03 de outubro, sábado.
Horário:  Das 18h às 21 horas
Local: 4º Piso, próximo à escada rolante
Endereço: Rua Frei Gaspar, nº 365, Centro – São Vicente/SP

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.