ACDBS festeja 86 Anos com Sessão Solene nesta quarta-feira (25) | Boqnews

Cidades

24 DE MAIO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

ACDBS festeja 86 Anos com Sessão Solene nesta quarta-feira (25)

A sessão solene terá como primeiro ato a entrega da Medalha de Prata do Mérito Classista “Octávio Ribeiro Araújo Filho” para 22 cirurgiões dentistas que completam 25 anos de associação à ACDBS neste ano. Em seguida será entregue a Medalha de Ouro do Mérito Classista “Flávio Alves de Moura Ribeiro” para sete cirurgiões dentistas que […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A sessão solene terá como primeiro ato a entrega da Medalha de Prata do Mérito Classista “Octávio Ribeiro Araújo Filho” para 22 cirurgiões dentistas que completam 25 anos de associação à ACDBS neste ano. Em seguida será entregue a Medalha de Ouro do Mérito Classista “Flávio Alves de Moura Ribeiro” para sete cirurgiões dentistas que completaram 50 anos de associação à ACDBS em 2011. Dando continuidade ao evento, a diretoria da ACDBS vai entregar o título de Profissional do Ano de 2010. O agraciado será o cirurgião dentista Murilo Marçal Vieira. Finalizando o evento, o prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, entrega a Medalha do Mérito Odontológico, oferecida pelo Município, ao cirurgião dentista Nivaldo de Paula.


Serão agraciados com a Medalha “Octávio Ribeiro Araújo Filho”, os cirurgiões dentistas Adriana Rodrigues da Silva, Ana Lucia Chinen Nishina, Ana Lucia Rodrigues Pereira, Denise Franco Alonso Correa da Silva, Eduardo Makoto Adachi, Elcio Rubens Cervantes, Evelyn Caesar, Guilherme Ribeiro de Aguiar, Herminia Cristina Ladaga M. Teixeira, Irani Feres Annichino, Jamil I. A. El Muheison Junior, Luiz Fernando Jardim Munhoz, Marcelo Borges Guapo, Marcelo Renato Peres Feijo, Marcelo Turini Chiacchio, Marcos Maua de Almeida Marnoto, Maria Elisa Aronne de Souza Silva, Olinda Adelaide Leal Lopes, Osvaldo Monteiro da Costa Jr., Priscila Palma Curvelo Vilar Silva, Renato Jahjah Cunha Martins e Wilson Roberto de Paula Soares. Todos estão associados à ACDBS há 25 anos.


Os homenageados com a Medalha de Ouro do Mérito Classista “Flávio Alves de Moura Ribeiro” são os seguintes cirurgiões dentistas: Angelo Bertolucci, João Carlos de Azevedo Jr., Lauro Rangel de Freitas, Murilo Marçal Vieira, Naylor Dias Tavares, Newton Ramos de Almeida e Sebastião de Moura Garcia. Todos completaram 50 anos como associados da ACDBS.


O título de “Profissional do Ano de 2010”, mérito entregue pela ACDBS, ficou com o cirurgião dentista Murilo Marçal Vieira, um dos profissionais mais importantes da Odontologia da Baixada Santista. Natural de Igarapava-SP, Vieira foi diplomado em Odontologia pela Faculdade Fluminense de Odontologia da Universidade Federal Fluminense. Estagiou na Policlínica Geral do Distrito Federal-RJ e na Disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Campinas-PUCCAMP.


Murilo Marçal Vieira atua profissionalmente em Santos-SP desde 1961. Foi Pós Graduado em Periodontia pela Faculdade de Odontologia da USP-SP e Doutor em Periodontia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba-UNICAMP, onde foi Coordenador do Curso de Pós Graduação em Periodontia. Foi tambem Professor Titular de Periodontia da Faculdade de Odontologia de Santos-UNIMES e da Faculdade de Odontologia Camilo Castelo Branco.


A Medalha do Mérito Odontológico é uma comenda da Prefeitura Municipal de Santos entregue ao profissional da Odontologia que se destaca no exercício da profissão. A escolha é feita pela Secretaria Municipal de Saúde, pelo Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), pelo Sindicato dos Odontologistas de Santos (SIDIODON) e pela Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDBS).


A entrega é feita pelo prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa. O agraciado da noite será o cirurgião dentista Nivaldo De Paula. Com mais de 50 anos de profissão, o homenageado já atendeu mais de 80 mil pacientes. Nivaldo De Paula se formou em 1959, na Universidade de Ituverava e é especialista em Endodontia. Por 27 anos, atuou no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o que lhe garantiu o título de Tenente Coronel Dentista. Nessa atividade, realizou mais de 350 extrações em diversas regiões carentes. Foi presidente da ACDBS por dois mandatos, abrangendo os anos de 1994 a 1997.


Em seu mandato, a ACDBS passou a ser Regional da Associação Paulista dos Cirurgiões Dentistas, trazendo mais benefícios aos associados. Como presidente da ACDBS realizou o 1º Encontro de Odontologia da Baixada Santista, algo inédito na Região, e ainda inaugurou a clínica 2 da Escola de Aperfeiçoamento Profissional (EAP). Foi em seu mandato que a Associação adquiriu o terreno ao lado da sede, que possibilitou a ampliação do espaço físico da ACDBS.


O presidente da ACDBS, doutor Braz Antunes Mattos Neto, salientou que a Entidade realizou diversas atividades durante o mês para comemorar o aniversário. “Porém, a Sessão Solene é importante pois cultua a memória da entidade anualmente”. Braz enalteceu a presença do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa no evento. “O prefeito fez questão de entregar a Medalha do Mérito Odontológico na ACDBS como forma do Município homenagear os 86 anos da entidade, a maior e mais antiga associação de classe da Baixada Santista”.


História
A história da Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista (ACDbs) começou com a fundação do Instituto Odontológico de Santos em 28 de maio de 1925, realizada por um pequeno grupo de Cirurgiões-Dentistas liderado pelo Dr. Luiz Silva, seu fundador. Na época, o município de Santos tinha pouco mais de 40 Cirurgiões-Dentistas.


A primeira eleição do Instituto foi realizada em 30 de maio de 1925. Na ocasião, o Dr. Luiz Silva foi eleito presidente da Entidade, tendo como Vice-Presidente o Dr. Cupertino de Freitas, 1º Secretário o Dr. Juvenal Ventura da Costa, 2º Secretário o Dr. Plínio de Toledo Pisa e Tesoureiro o Dr. Clíneo Pain. No mesmo ano, foi realizada nova eleição na Entidade, que elegeu como Presidente o Dr. Flávio Alves de Moura Ribeiro e como Vice-Presidente o Dr. Luiz Silva. A primeira Sede do Instituto foi uma sala alugada na Praça Antonio Teles nº 5. Mais tarde, o Instituto mudou para a Praça Rui Barbosa nº 30.


O Instituto passou a se chamar Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos (ACDS) em 25 de julho de 1958, por sugestão do Dr. Dalton Nunes da Silva ao então Presidente da Entidade, Dr. Mario Capp. Com o novo título, a Entidade ganhou também uma nova sede, escolhida pelo Dr. Dalton Nunes da Silva e pelo Dr. Oswaldo Prats. A casa alugada é a atual sede própria na Av. Marechal Deodoro nº 71.


Dr. Fernando Durval de Souza Britto Presidente em 1961-1962-1975-1976-1983-1985 foi o primeiro grande incentivador do esporte mais tradicional da ACDbs comprando a primeira mesa de Snooker da Associação em 1962.


Em 1972, o então Presidente da Associação, Dr. Oswaldo Rodrigues, planta a semente da EAP. “Conhecendo que a maioria dos CDs não tinha a oportunidade de realizar estágios ou cursos práticos em centros lideres, é relevante nossa meta: criação da Escola de Aperfeiçoamento Profissional”, mas somente em 8 de outubro 1979 a escola foi realmente implantada, sendo a primeira escola do estado de São Paulo na área Odontológica.


A idéia de construir uma nova sede surgiu em 1973 com o Presidente Dr. João Baptista de Rossis, que deixou a importância arrecadada na II Semana Odontológica Internacional de Santos realizada no mesmo ano, entre outras contribuições e hipoteca quitada no ano de 1973, para ser possível a construção da nova Sede.


Na década de 80, um dos fatos importantes foi a união da ACDS com a APCD de São Vicente em 1985, passando a ser chamada de Associação dos Cirurgiões Dentistas de Santos e São Vicente, onde elegeu seu primeiro presidente o Dr. Dalton Nunes da Silva em 20 de dezembro de 1985. Destaca-se ainda nesta década o desenvolvimento da EAP, que com o apoio de diversos colegas elevou o nível científico da Classe e na década de 90 teve sua capacidade ampliada, com aquisição de novos equipamentos e reforma dos já existentes. E pela primeira vez na história da Associação, Acadêmicos de Odontologia supervisionados prestaram atendimento à população.


No ano de 1991, a Associação teve os cursos de Endodontia e Odontopediatria, os primeiros cursos aprovados pelo MEC, um antigo sonho do então Presidente Dr. Wanderley Ciocci. Também foi destaque no mandato de Ciocci a Mútua Assistência, que muda de nome e passa a ser chamada de Fundo Patrimonial e Assistencial.


Até o ano de 1995, a Associação era afiliada a APCD Central porem, na gestão do Dr. Nivaldo de Paula (1994-1997), mais precisamente em 17 de julho de 1995 em Assembléia Geral Extraordinária, a ACDSSV passou a Regional da APCD Central. Neste ano ainda, a casa vizinha da sede foi comprada com intenção de ampliação da Associação. Foi também instalada a clinica 2 e foram feitas reformas elétrica e hidráulica. A cara atual foi iniciada pela 1ª Presidente mulher Dra. Maria Cristina Coelho Loyo (1997-2001) onde realizou reformas das clínicas e de todo prédio, ela também lançou o site da Entidade na Internet.


Na década de 2000, a Associação teve como presidente o Dr. Braz Antunes Mattos Neto (2001-2006) onde a ACDbs foi reconhecida como Utilidade Pública Federal, publicado no Diário Oficial da União em 17 de outubro de 2005, também em sua gestão foi efetuada a parceria com o Hospital Guilherme Álvaro proporcionando estágio aos alunos do curso de Cirurgia e Traumatologia Buço-Maxilo-Facial realizado na EAP. Em abril de 2001, após Assembléia Geral Extraordinária, foi aprovada a demolição da casa vizinha a Sede comprada em 1995, devido a problemas estruturais e necessidade de ampliação do estacionamento para os associados.


Ainda na década de 2000, o então presidente Dr. Francisco Marçal Vieira (2006-2010) completou a reforma da Sede com a nova fachada do prédio, compra de novos equipamentos para as clínicas e reforma do auditório, além da mudança para a nomenclatura atual: Associação dos Cirurgiões Dentistas da Baixada Santista – Regional APCD.


Atualmente a Entidade é presidida pelo Dr. Braz Antunes Mattos Neto eleito em 26 de maio de 2010 e empossado em 1 de julho de 2010.


No departamento Social, Cultural e Esportes a Entidade também possui história por meio de eventos tradicionais como, o Carnaval Liberal, Festa do Dentista, Surf Odonto, Campeonato de Snooker, Copa Odonto de Futebol e o Congresso Internacional do Litoral Paulista (CIOLP).


Serviço
Sessão Solene dos 86 Anos da ACDBS
Data: 25/5/2011 (Quarta-feira)
Hora: 20 horas
Local: Auditório da ACDBS (Av. Marechal Deodoro, 71- Gonzaga, Santos-SP)

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.