Ações no trânsito resultam em queda de mais 62% nas mortes | Boqnews
Foto: Divulgação

Campanhas

26 DE AGOSTO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Ações no trânsito resultam em queda de mais 62% nas mortes

No caso do número de acidentes de trânsito, também houve queda comparando os dois semestres: 3.962 para 3.526

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

transitopraiaLevantamento recente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) apontou queda superior a 62% das mortes no trânsito no primeiro semestre deste ano, considerando o mesmo período de 2014. Relatório baseado em Boletins de Ocorrência revelou que foram 24 óbitos nos primeiros seis meses do ano passado, contra 9, entre janeiro e junho de 2015.

“As ações da CET-Santos para manter os acidentes em declínio são voltadas à realização de campanhas educativas, como Faixa Viva, e ampliação do trabalho de monitoramento e fiscalização feito pelos agentes de trânsito. Também há projetos específicos de engenharia de tráfego”, afirma Antonio Carlos Gonçalves, presidente da CET.

No caso do número de acidentes de trânsito, também houve queda comparando os dois semestres: 3.962 para 3.526 (menos 11%). Ainda em relação às mortes, o maior declínio envolveu pedestres (78%). Segundo a CET, foram 9 vítimas fatais, de janeiro a junho de 2014, e duas no primeiro semestre deste ano.

Ciclistas

Ações implementadas pela CET e Prefeitura para melhorar as condições de segurança e circulação dos ciclistas também resultaram em redução de vítimas fatais envolvendo este público – de 4 ocorrências em 2014 para apenas uma neste ano (-75%), comparando-se os meses entre janeiro e junho.

A ampliação da malha cicloviária, hoje com 33,4 quilômetros, está também entre os fatores que influenciam na queda das ocorrências. As obras avançam nos canais 4, 5 e 6, que totalizarão quase 40 quilômetros de ciclovias.

Da mesma forma, o trabalho de orientação e fiscalização. “A CET, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar, realiza blitz para coibir abusos no trânsito. Nas ações, milhares de ciclistas foram orientados e mais de mil tiveram os veículos apreendidos por desrespeitar regras de trânsito”, diz Gonçalves.

Para reaver as bicicletas, os proprietários têm duas opções: pagar uma taxa de R$ 38,92 ou participar de um curso gratuito na sede da Companhia.

Motociclistas

A pesquisa da CET-Santos também revela que o número de acidentes com motos caiu de 1.019 para 908, comparando o primeiro semestre de 2014 com o mesmo período deste ano. Foram 111 ocorrências a menos.

O dado sobre as vítimas fatais é ainda mais significativo: os registros diminuíram de 8 para 5 no mesmo período, o que significa uma queda de 37,5% no número de mortes.

Ações

O presidente da CET diz que a companhia visita todos os bairros da Cidade e os técnicos avaliam cada cruzamento, alterando ou ampliando a sinalização quando há índices consideráveis de acidentes.

Outro fator importante, ele diz, é a fiscalização feita pelos equipamentos eletrônicos, que hoje possuem lentes mais sensíveis e captam todos os tipos de veículos em situações irregulares, como excesso de velocidade e avanço do sinal vermelho. As restrições de estacionamento também colaboram para reduzir as ocorrências de colisões laterais entre veículos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.