Agentes fazem mutirão contra a dengue no Estuário nesta quarta-feira | Boqnews
Foto: Susan Hortas/PMS

Santos

11 DE AGOSTO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Agentes fazem mutirão contra a dengue no Estuário nesta quarta-feira

Agentes vão percorrer o bairro em busca de focos de larvas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uma equipe de 30 agentes de combate a endemias de várias partes de Santos concentrará esforços, nesta quarta-feira (12), das 9h às 17h, na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti no Estuário. O bairro se encontra em estado de alerta pela Secretaria de Saúde, devido à captura de fêmeas nas armadilhas espalhadas pela Prefeitura nas últimas quatro semanas.

A quantidade de fêmeas do Aedes aegypti capturadas pelas armadilhas em cada quadra da Cidade é dividida pelo total de armadilhas instaladas na localidade. Essa conta gera o índice médio de captura de fêmeas (Imfa), que é o indicador utilizado para medir a densidade do Aedes aegypti.

“No Estuário, quatro quadras apresentam valor superior a 1. Porém, acima de 0,6 já consideramos situação crítica. Embora o bairro tenha somente um caso de dengue registrado neste ano, vamos concentrar os esforços para diminuir o índice de infestação do mosquito e, consequentemente, o risco de transmissão das doenças”, explica Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Em virtude da pandemia de covid-19, as vistorias são realizadas apenas nas áreas externas das casas e nas áreas comuns dos condomínios.  Além disso, os profissionais usam máscara, luvas e álcool em gel 70%. Todos são identificados com uniforme (colete verde) e crachá.

Este será o 12º mutirão realizado pela Secretaria de Saúde neste ano. Nas ações anteriores, 596 focos com larvas de mosquito foram eliminados pelos agentes.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.