Alckmin entrega nova estação do VLT no Canal 2 | Boqnews
Foto: Divulgação EMTU

Transportes

27 DE ABRIL DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Alckmin entrega nova estação do VLT no Canal 2

Além de dois veículos, o governador entregou a segunda estação do VLT, localizada nas imediações do Canal 2, em Santos.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

 

O governador Geraldo Alckmin participou da entrega de dois novos trens além da estação Bernardino de Campos, no Canal 2.

O governador Geraldo Alckmin participou da entrega de dois novos trens além da estação Bernardino de Campos, no Canal 2. Foto: Divulgação

O governador Geraldo Alckmin visitou nesta quarta-feira (27) as obras civis da décima estação do trecho Barreiros – Porto do VLT – e terceira do trecho santista, já finalizadas. Com a Estação Bernardino de Campos, localizada na Avenida Francisco Glicério, próximo ao Canal 2, estão finalizados 7  dos 11,5 quilômetros previstos. A previsão é de que em junho próximo o VLT esteja operando até a Estação Bernardino de Campos. Nesse período, serão realizados testes operacionais entre esta estação e a Estação Pinheiro Machado, no Canal 1.

O VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários das 7h às 19h. Seis veículos circulam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos. Desde o início da operação–teste, em abril de 2015, foram transportados mais de 100 mil usuários.

Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos. As estações Ana Costa, Washington Luís, Conselheiro Nébias e Porto, em Santos, além do Terminal Barreiros, em São Vicente, estarão operando até dezembro de 2016.

Desembarcaram na Baixada Santista 14 VLTs. A chegada do 15º VLT está prevista para julho. Em 2017 serão entregues os sete veículos restantes do total de 22 VLTs contratados. Cada veículo tem 2,65m de largura por 44 metros de comprimento e 3,20m de altura; capacidade para 400 usuários; velocidade média de 25km/h (a máxima é de 80km/h); ar condicionado e piso 100% baixo, facilitando a movimentação de usuários com dificuldade de locomoção.

Integração  

Um passo importante para o sucesso do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), do qual faz parte o VLT, é a integração com as linhas de ônibus municipais e intermunicipais da Baixada Santista. Ocorrerá em  duas etapas: com as linhas intermunicipais, a previsão é junho de 2016 envolvendo, preliminarmente, 37 linhas gerenciadas pela EMTU/SP e que circulam no raio de 400 metros ao longo da linha do VLT.

Os serviços são operados com uma frota de cerca de 350 ônibus e atendem diariamente 150 mil passageiros por dia. A integração com as linhas municipais deve ocorrer até o final de 2016.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.