Alegra Habitação é sancionado | Boqnews

Cidades

30 DE JULHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Alegra Habitação é sancionado

Um dos 217 moradores do Valongo há sete anos, Gastão Gomes da Silva, 61, tem dúvida quanto ao futuro das moradias. “Não sei se vou poder continuar aqui”, disse.  A insegurança se deve ao fato de alguns locais serem alugados e empresas oferecerem uma quantia maior no valor da locação. O morador, que também trabalha […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dos 217 moradores do Valongo há sete anos, Gastão Gomes da Silva, 61, tem dúvida quanto ao futuro das moradias. “Não sei se vou poder continuar aqui”, disse.  A insegurança se deve ao fato de alguns locais serem alugados e empresas oferecerem uma quantia maior no valor da locação.


O morador, que também trabalha numa loja de peças para carreta no bairro, disse que o perfil do comércio local vai mudar com o aumento dos bares e outros centros de cultura. “Há um problema de logística aqui, em meio aos ateliês e caminhões será uma área de turismo e cultura. Não sei se o bairro vai dar conta, mas torço para que dê certo”, afirma. Silva afirma que a maioria dos moradores são de classe baixa e receia do futuro delas.


Na última quinta-feira (29), o prefeito João Paulo Papa sancionou  a lei complementar do Programa de Reabilitação do Uso Residencial na Região Central Histórica de Santos, o Alegra Centro Habitação. Nesta primeira etapa serão contemplados 221 imóveis, localizados nos bairros Vila Mathias, Vila Nova e Paquetá. Segundo o secretário de Planejamento Bechara Abdalla Pestana Neves, os imóveis foram escolhidos por meio de um levantamento realizado pela CDHU, Cohab e pela prefeitura de Santos.


O decreto, de acordo com Bechara, visa melhorar as condições dos imóveis, maioria formada por cortiços, já ocupados, além de atrair novos empreendimentos residenciais populares para a área, por meio de incentivos fiscais.


 A nova legislação define três tipos de habitações coletivas: aluguel (tipo 1, até 20m²), condomínio (2, de 20m² a 40m²) e habitação de interesse social (3, até 60m²). Todos terão um banheiro. “As fachadas das residências serão restauradas e apenas a parte interna será completamente reformada para darmos mais dignidade para estas famílias”, explica.


“Além das obras físicas, o objetivo do programa, com parceria com a Universidade Santa Cecília (Unisanta), é de  promover o desenvolvimento econômico com inclusão social, melhorando as condições de habitação destas pessoas”, explica Bechara.


O Alegra Centro Habitação, programa inédito no país,  propõe regras para a reforma ou construção de imóveis residenciais nos bairros Centro, Paquetá, Vila Nova e Vila Mathias (veja quadro). Oferece incentivos fiscais em impostos e taxas municipais e propõe parceria com os proprietários dessas edificações. Já os proprietários dos imóveis transformados em moradias insalubres que não se adequarem ao programa de reabilitação sofrerão sanções.


Baladas
Além dos projetos em andamento, empresários já abriram seus olhos para o local. Diversos restaurantes e bares estão fazendo sucesso pelos mais diversos públicos da  região. É como o Cadillac Vintage Bar, casa que abriga DJ, pista de dança e música ao vivo, com músicas das décadas de 50 a 80. O local abre às sextas e sábados, a partir das 21 horas. Assim como o Bikini Barista (Rua XV de Novembro,94), coffee and clubbin, com quatro pavimentos entre restaurante e coffee shop, que atrai aos finais de semana jovens que buscam lazer e diversão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.