Alesp aprova lei que autoriza contratação da PPP do túnel Santos-Guarujá
O projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá deu mais um passo decisivo na última terça-feira (8), com a aprovação da contratação, pelo Governo do Estado de São Paulo, da parceria público-privada (PPP) para a construção do empreendimento. A autorização foi chancelada pelo Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
“A partir da implementação do projeto, a travessia entre os Santos e Guarujá poderá ser feita em menos de cinco minutos. E não estará suscetível a neblinas, ressacas ou mesmo aos impactos decorrentes de navios que atracam no Porto de Santos. Assim, vamos assegurar a fluidez do transporte e a segurança dos usuários”, destaca o secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini.
Túnel Santos-Guarujá
O projeto, qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), é estimado em aproximadamente R$ 6 bilhões. Desse modo, que serão custeados por três frentes: o Governo de São Paulo, a União e o setor privado. Desse total, 86% serão provenientes de aporte público que terá divisão igualmente entre o Governo de SP e o Governo Federal. Ao todo, deve haver geração de 9 mil empregos diretos e indiretos.
Com projeto executivo elaborado pelo Governo de São Paulo, o empreendimento é uma demanda centenária da população da Baixada Santista. Dessa forma, vai reduzir o tempo de deslocamento entre os dois municípios. Atualmente, mais de 21 mil veículos cruzam diariamente as duas margens utilizando barcos de pequeno porte (catraias) e as balsas. Além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
O Túnel Imerso Santos-Guarujá é uma parceria entre o Governo de São Paulo e o Ministério de Portos e Aeroportos. Desse modo, com participação da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e da Autoridade Portuária de Santos (APS).
Programa de Parcerias de Investimentos
O PPI-SP é uma iniciativa do Governo do Estado que visa ampliar as oportunidades de investimento, emprego, desenvolvimento socioeconômico, tecnológico, ambiental e industrial em São Paulo.
Com foco nas áreas de Rodovias, Mobilidade, Social e Água/Energia, o PPI-SP está realizando o maior e mais completo programa de investimentos com a iniciativa privada da história de São Paulo.
Desse modo, beneficiando a população paulista e impulsionando o crescimento econômico regional. Ao todo, já são 25 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 494 bilhões.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.