Alunos de escola municipal de Santos fazem casinhas para animais de rua | Boqnews

Mundo dos pets

15 DE SETEMBRO DE 2021

Siga-nos no Google Notícias!

Alunos de escola municipal de Santos fazem casinhas para animais de rua

Alunos arrecadaram mais de trezentas caixas de leite vazia para proteger os pets do frio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os alunos da UME Therezinha de Jesus Siqueira Pimentel, no Morro São Bento, iniciaram uma campanha que une sustentabilidade e amor aos pets. Eles arrecadaram mais de trezentas caixas de leite vazias e confeccionaram duas casinhas para os animais de rua se protegerem do frio. Uma foi colocada do lado de fora da escola e a segunda próximo ao restaurante Bom Prato, localizado no morro, nesta terça-feira (14).

Cada casinha, para ser confeccionada, precisa de 94 a 110 unidades, dependendo do tamanho e do formato das caixinhas de leite doadas. Para que não haja umidade na casinha, na parte inferior foi colocada manta apropriada de polietileno. Na parte superior, papelão também deixa o espaço mais confortável para os pets.

De acordo com os alunos, a casinha do lado de fora da escola já recebe uma cadelinha, apelidada de Floquinha, que também se alimenta e bebe água no local. Durante a semana, são os próprios professores que colocam a água e a comida. No final de semana, o trabalho fica por conta da comunidade.

Para a aluna Stella Mari da Silva Souza, de nove anos, “agora os cachorros de rua entram na casinha, se escondem da chuva e do vento”. Ela achou muito divertida a ação e contou ainda que, na casa dela, tinha muita caixinha de leite, que não tinha destino certo.

Para Luana Castro de Oliveira, de 9 anos, aluna do 4° ano C, o projeto da casinha dos pets feita de caixinha de leite foi um momento de compartilhar bons momentos com os amiguinhos, na volta às aulas presenciais. “Primeiro a gente ia fazer uma casinha para a gente brincar mesmo, mas a gente pensou com carinho nos cachorros de rua que estavam precisando de abrigo, que não têm o que comer, ficam na rua, estão doentes, e ninguém ajuda, né?

Passa e não vê! A gente viu e aí fizemos uma casinha com caixinhas de leite. Deu muito trabalho para fazer, mas foi para o bem dos cachorrinhos”, diz. Ela também deu recado para as pessoas não deixarem de ajudar os animais e doarem caixas de leite para a Escola Therezinha de Jesus.

A professora do 4° ano, Renata Burgos, contou que a ideia surgiu em decorrência do que o mundo está vivendo, em relação ao meio ambiente. “Nós queríamos trabalhar com questões da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), englobando o autocuidado, a responsabilidade, a empatia com o outro. Para que eles agissem como cidadãos do mundo que estão vivendo. Então, como eles podem mudar o mundo? A partir da comunidade, do meio em que eles vivem”, contou.

Para Ana Carolina Romero Martim Pimenta, professora que também atua no projeto, o trabalho levou em conta a sustentabilidade, afinal as caixas de leite, assim como outros objetos, são descartados de forma errada. Além disso, levou-se em conta o período de frio na Cidade. “A gente pensou nos animais nas ruas, desprotegidos. Aqui no morro encontramos alguns animais abandonados e eles até entram aqui na escola. Então pensamos nas casinhas de pets para gatos e cachorros”

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.