Alunos enfrentam calor intenso enquanto reformas atrasam climatização em escola | Boqnews
Foto: Reprodução/Google Maps

Santos

13 DE FEVEREIRO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Alunos enfrentam calor intenso enquanto reformas atrasam climatização em escola

Pais relatam dificuldades de filhos com o calor devido à falta de ar-condicionado enquanto a escola passa por reformas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Recentemente pais relatam que seus filhos (alunos) da Escola Estadual Primo Ferreira, localizada no bairro da Vila Belmiro, em Santos têm sofrido com o calor dos últimos dias.

Desse modo, as salas de aula contam com ar-condicionado, porém não estão funcionando, prejudicando a saúde dos estudantes.

Segundo a mãe de uma estudante que preferiu não se identificar, em conversa com a escola, os ares-condicionados não estão ligados por conta da falta da instalação de um transformador da CPFL.

CPFL

Dessa forma, em nota ao Jornal Boqnews, a CPFL Piratininga informa que recebeu solicitação, por parte dos responsáveis pela unidade, para executar uma obra de interligação na rede da concessionária junto ao imóvel. A distribuidora ressalta, no entanto, que aguarda desde 21/11/2024, uma devolutiva da escola a respeito do projeto apresentado.

Mãe

Além disso, a mãe solicitou providências para a escola, pois sua filha começou a estudar e ela aborda que a escola que não tinha reforma por 26 anos dito pela diretora, agora encontra-se em reformas e não tem uma infraestrutura ideal para os alunos, pois com o calor intenso e os ares-condicionados que foram instalados não estão funcionando em todas as salas, somente no andar térreo.

“Os outros dois andares todas as salas estão sem ar e os alunos estão sofrendo com o calor, o telefone da escola está sempre com problema, nós não conseguimos falar com ninguém. Portanto, precisamos de ajuda, pois não tem condições de aulas com este calor intenso.”

Secretaria de Educação

Dessa maneira, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc) menciona que a Diretoria de Ensino de Santos informa que a escola citada atende 1,5 mil estudantes em três períodos (manhã, tarde e noite) e conta com 40 ventiladores em funcionamento, uma média de dois por sala de aula.

A escola irá avaliar a necessidade para aquisição de mais equipamentos enquanto aguarda o início das obras de adaptação elétrica para suporte adequado dos aparelhos de ar-condicionado já instalados.

Em todo estado, foram investidos mais de R$ 300 milhões para obras de climatização nas escolas estaduais.

Há também a previsão de manutenção e reforma na unidade. As intervenções somam R$ 877 mil de investimento e estão previstas para o segundo semestre deste ano.

Apeoesp

Portanto, o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp) emitiu uma nota visando garantir os direitos de professores e estudantes na emergência climática.

“Todos nós sentimos na pele os efeitos do aquecimento global e a emergência climática. Nas escolas não é diferente. Os picos de calor têm tornado a tarefa de ensinar e aprender muito penosa em muitas unidades escolares, seja pelo aumento da temperatura, seja pela ocorrência de enchentes, goteiras e outros efeitos das chuvas torrenciais.

Desta forma, levaremos à Seduc a exigência de que estudantes e professores não sejam prejudicados em seus direitos frente a essas situações em suas unidades escolares. Além da suspensão de aulas e realização de aulas remotas, quando couber, também reivindicamos:

-Climatização em todas as salas de aula.

Verbas para que as escolas adquiram lousas portáteis para aulas ao ar livre, quando possível e adequado.
A APEOESP, por meio da Secretaria de Formação da entidade promoverá estudos e debates para que todos possam ter a exata compreensão da natureza e efeitos da emergência climática.

-Vamos plantar 10 mil árvores até o final de 2025

Nosso Sindicato também promoverá uma campanha de plantio de árvores nas escolas estaduais, nas Subsedes e em outras áreas nas regiões onde atua, com o objetivo de plantar 10 mil árvores até o final de 2025.”

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.