Ambulantes podem voltar ao trabalho já na próxima segunda, aponta Sindicato | Boqnews
Foto: Carol Fariah/Prefeitura

Dificuldades

15 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Ambulantes podem voltar ao trabalho já na próxima segunda, aponta Sindicato

Na tradicional live do último domingo (12), o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) informou que haverá reunião com o sindicato para que haja a retomada gradual dos profissionais

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Ambulantes tiveram maior parte de renda prejudicada devido ao Covid-19. Foto: Carol Fariah/Divulgação Prefeitura

 

Em sua tradicional live de domingo, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) criticou a aglomeração nas praias de Santos ocorridas neste final de semana, advertindo os munícipes sobre uma possível volta da Cidade à fase laranja do Plano São Paulo. O que prejudica também os trabalhadores que necessitam da praia para vender.

Durante o pronunciamento, a reportagem do Boqnews questionou o mandatário a respeito dos ambulantes que continuam sem ter perspectivas de volta aos trabalhos.

De acordo com o prefeito, haverá uma conversa nesta semana com o SINDICAPE – Sindicato Comércio Ambulantes e Permissionários da Baixada Santista, onde será debatida a volta gradual destes profissionais. Porém, o mandatário não estipulou quando e como será a retomada.

“Nós vamos ter um dialogo com a presidente Neli Ferreira Gonçalves para definir este protocolo. Será limitado, mas estamos discutindo as regras para que o retorno possa se viabilizar”, explicou.

Hoje, a Cidade possui 992 permissionários do comércio ambulante cadastrados juntos à Prefeitura.

Procurado, o SINDICAPE informou que a retomada do comércio de rua, seguindo todo os novos protocolos sanitários da Prefeitura, deverá ocorrer na segunda-feira que vem, dia 20. Os ambulantes que trabalham na praia não possuem data certa para retornar ao trabalho.

Anteriormente, fora publicado no Diário Oficial que os ambulantes já poderiam voltar as atividades nesta semana.

Porém, o sindicato informou que a informação fora retirada do D.O, devido ao protocolo de segurança.

 

Economia

Questionado sobre o quanto os vendedores auxiliam na economia municipal,  a Secretaria de Finanças (Sefin) informou que “a Prefeitura tem apenas o controle dos tributos municipais. Não podendo averiguar o faturamento ou a renda desses permissionários, por impedimento legal, cujas matérias são de competências da União e do Estado”.

Ainda por meio de nota, o Executivo alegou que está aguardando um posicionamento oficial do Governo do Estado para autorizar a volta destes profissionais..

Contudo, em contato com o Governo estadual, a reportagem obteve a informação que, pela Baixada Santista já estar na fase amarela do Plano São Paulo, os vendedores ambulantes já estão aptos a retornarem as atividades.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.