Ampliação de políticas públicas voltadas para as mulheres é essencial | Boqnews
Foto: Pixabay Dia da Mulher

Dia da Mulher

07 DE MARÇO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Ampliação de políticas públicas voltadas para as mulheres é essencial

Participação política feminina ainda é pequena em Santos, apesar de elas serem maioria da população na Cidade e no Estado de São Paulo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Em referência à luta feminina em todo o mundo, no dia 8 de março celebra-se o Dia Internacional da Mulher.

É cada vez maior a luta e a conquista delas nos mais diversos espaços na sociedade.

Em Santos, as mulheres são maioria. Levantamento divulgado no dia 2 de março pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), indicou que elas representam 53,8% (231 mil) da população total do Estado de São Paulo contra 46,2% (198 mil) dos homens.

Em termos proporcionais, existem 85,7 homens para cada 100 mulheres na Cidade – no Estado, o município que se aproxima de Santos é São Caetano do Sul, com a proporção de 86,82 homens a cada 100 mulheres.

Entretanto, elas não predominam em todas as idades. Ainda de acordo com a Fundação Seade, até os 24 anos a população masculina é maioria (51%, cerca de 62 mil pessoas – contra 59.500 mulheres), situação que muda a partir dos 25 anos.

Na região da Baixada Santista, que possui aproximadamente 1 milhão e 832 mil habitantes atualmente, elas representam 52% desse total. A porcentagem é semelhante ao analisar a população total do Estado de São Paulo – 51% ou 22,9 milhões de mulheres.

 

fundação seade população feminina

Arte: Mala

Na política

Apesar de maioria, as mulheres ainda não aparecem tanto em algumas esferas da sociedade, como na política. Para a vereadora Audrey Kleys (PROG), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a pesquisa da Fundação Seade reitera a necessidade de um olhar diferenciado do Poder Público para o público feminino.

Na Câmara de Santos, a primeira vereadora eleita foi Zeny de Sá Goulart em 1936, que retornou à casa em 1948.
Em duas ocasiões, correspondentes às 25ª e 27ª legislaturas, nos períodos de 1993 a 1996, e 2001 a 2004, respectivamente, quatro mulheres fizeram parte da Câmara de Santos.

Na 28ª legislatura, entre 2005 e 2008, três mulheres integraram a equipe da casa.

Até hoje, apenas uma mulher comandou a Prefeitura Municipal. Eleita em 1988, Telma de Souza, atualmente vereadora pelo PT, endossa que a participação feminina na política é condição fundamental para a criação de políticas públicas efetivas para garantir o direito delas.

Atualmente, no entanto, Telma enxerga um retrocesso na representatividade feminina, o que justifica com “renascimento do que há de pior na política: o machismo, a misoginia, preconceitos e, acima de tudo, uma visão deturpada de que as mulheres devem ser retiradas dos espaços de poder em benefício da perpetuação de um projeto político sob o controle dos homens”.

Proteção

Para ambas as vereadoras, a ampliação de serviços nas áreas da saúde e segurança devem estar entre os objetivos do planejamento público. Audrey destaca, ainda, o Plano Municipal de Políticas para as Mulheres. Ele norteia iniciativas para elas nas áreas da saúde, cidadania, educação, enfrentamento da violência, entre outras.

Nele, segundo Audrey, “todas foram discutidas com as próprias mulheres e servem para que elas possam exigir a efetivação de todos os serviços citados neste documento.”

Já Telma enfatiza a necessidade de maior desenvolvimento de medidas para garantir a proteção das mulheres.

Um exemplo é a Delegacia de Defesa da Mulher de Santos, que atende 24 horas desde março do ano passado. Ainda assim, a vereadora observa a necessidade de capacitar e especializar pessoas para julgar os processos de violência doméstica e familiar.

Programação

Em celebração ao Dia da Mulher, diversos pontos da Cidade recebem ações especiais voltadas para elas.

Na segunda-feira (9), a Unimes recebe simpósio sobre Políticas Públicas de Proteção às Mulheres, a partir das 20h30.

O Shopping Parque Balneário também prepara uma surpresa para a ocasião.

No domingo (8), quem visitar o mall a partir das 16 horas, será surpreendido com a ação que visa homenagear a todas as mulheres pelas suas conquistas e diferenças.

Além disso, neste dia as mulheres serão homenageadas com uma apresentação musical. A apresentação acontecerá no piso superior do shopping até às 19 horas.

O shopping Parque Balneário fica na Avenida Ana Costa, 549, no Gonzaga.

Prefeitura

A Prefeitura de Santos divulgou programação, que começa inicialmente na segunda-feira (9).

  • 09/03 – 11h – Cerimônia de abertura no Salão Nobre do Paço Municipal
  • 09 a 13/3 – 9h às 15h – Atividades de saúde, beleza e terapêuticas para mulheres – Local: Seduc, Praça dos Andradas, 27, Centro
  • 10/03 – 19h30 – Clube Soroptimista Internacional de Santos entrega o prêmio Bertha Lutz a mulheres que se destacam em suas carreiras profissionais e ingresso de novas associadas – Local: Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277)
  • 12/03 – 7h30 – Lançamento do projeto “Posso!” Educação de Gênero – Local: Tênis Club de Santos (Rua Minas Gerais, 37, Boqueirão)
  • 13/03 – 10h – Intervenção Preventiva e Pré-Aconselhamento – Local: Casa das Anas.
  • 13/03 – 10h – Palestra “O Poder da Energia Sexual”, com a terapeuta e sexóloga, Christiane Andrea. Local: Auditório da Seduc – Praça dos Andradas, 27, Centro.
  • 14/03 – 10h às 13h – Comemoração do Dia das Mulheres da Zona Noroeste – Local: Escola municipal José Carlos de Azevedo Junior (Rua Nicolau Moran, 21, São Manoel)
  • 16/03 – 14h – Corte de cabelo “Tesoura Solidária”, com os profissionais Giorgio Coiffeur, Claudio Piovesana e Adelson Baracho – Local: Vila Criativa do Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39)
  • 17/03 – 9h – Palestra “Dança como valorização da presença da mulher”, com a Facilitadora da Justiça Restaurativa Tammy Marmol Gil Esteves – Local: Núcleo de Educação para a Paz (NEP) Seduc (Praça dos Andradas, 27, Centro)

E ainda

  • 18/03 – 16h – Palestra/Vivência “Círculo de Mulheres dos Saberes e Práticas Femininas”, com Liliane Rezende – Local: Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277)
  • 19/03 – 10h às 13h – Comemoração do Dia das Mulheres da Zona Noroeste – Local: Unidade de Saúde do Piratininga (Praça João de Morais Chaves s/nº)
  • 20/03 – 8h30 – 18º Encontro COMMULHER – “Participação da Mulher na Política e Empoderamento Feminino” – Local – Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277)
  • 21/03 – 9h – Dia da Beleza – Local: Vila Criativa do Morro da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39)
  • 23/03 às 14h – Corte de cabelo “Tesoura Solidária”, com os profissionais Giorgio Coiffeur, Claudio Piovesana e Adelson Baracho – Local: Vila Criativa Vila Progresso (Rua Três s/nº)
  • 24/03 – 9h – Palestra “Mulher e suas escolhas para o bem estar” – Local: Teatro Guarany (Praça dos Andradas, 100, Centro)
  • 27/03 – 8h às 13h – Encontro de Mulheres Empreendedoras – Local: Consistório da Unisanta (Rua Oswaldo Cruz, 277)
  • 28/03 – 9h às 12h – Curso de Defesa Pessoal para mulheres com deficiência – Eu Me Defendo – Local: Arena Santos (Avenida Rangel Pestana, 184, Vila Mathias)
  • 28/03 – 18h – Apresentação Musical Feminina – Local: Fonte do Sapo, orla da Aparecida
  • 30/03 – 14h – Corte de cabelo “Tesoura Solidária”, com os profissionais Giorgio Coiffeur, Claudio Piovesana e Adelson Baracho – Local: NIAS / Caruara – Rua Xavantes, 31

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.