Ano passado foram registrados 378 casos de violência contra idosos em Santos | Boqnews

Cidades

07 DE JULHO DE 2011

Siga-nos no Google Notícias!

Ano passado foram registrados 378 casos de violência contra idosos em Santos

A infraestrutura urbana, complementada por ampla rede de serviços públicos, topografia plana e clima ameno transformaram Santos no local ideal para a terceira idade. Prova disso é o crescente número de pessoas acima dos 60 anos que decidem fixar residência na cidade, entre os quais muitos oriundos da Grande São Paulo. Com cerca de 70 […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A infraestrutura urbana, complementada por ampla rede de serviços públicos, topografia plana e clima ameno transformaram Santos no local ideal para a terceira idade. Prova disso é o crescente número de pessoas acima dos 60 anos que decidem fixar residência na cidade, entre os quais muitos oriundos da Grande São Paulo.

Com cerca de 70 mil idosos, equivalente a cerca de 20% da população, Santos dispõe de serviços de atendimento aos que são vítimas de violência. Muitas vezes, no entanto, falta às vítimas a iniciativa da denúncia, o que deve ser feito por vizinhos, amigos, síndicos e zeladores de condomínios.

A prefeitura mantém a Seção Especializada de Assistência Social ao Idoso e Família, vinculada à Seas (Secretaria de Assistência Social). O serviço busca restaurar os direitos violados e fortalecer as funções de proteção que devem partir da família. Abandono, abuso psicológico, negligência, maus-tratos, abuso financeiro e autonegligência são alguns tipos de violência mais identificados e praticados com idosos.

De acordo com técnicos da Seas, a razão para tudo isso é o despreparo da família para a questão do envelhecimento. Por isso, recomendam que as pessoas que convivam com parentes idosos frequentem os cursos de cuidadores promovidos pela prefeitura, por intermédio da SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

A Seas também mantém o projeto Condomínio Solidário, com a distribuição de folhetos educativos para o monitoramento de idosos que residam sozinhos, por parte de síndicos, zeladores, vizinhos e porteiros.

Dados

Segundo levantamento da Seas, foram atendidos no ano passado 378 casos de violência, dentre os quais 156 por negligência, 82 por abandono, 78 por abuso psicológico, 29 por autonegligência, 17 por abuso financeiro/econômico e 16 por abuso físico/maus tratos.

São indicadores de violência hematomas, condições precárias de higiene pessoal, roupas sujas, tristeza e apatia, aversão ao contato físico, isolamento e indiferença. As denúncias devem ser feitas pelos telefones 3228-6491 (Polícia Civil) ou 3261-5501 (Conselho Municipal do Idoso).

Conferência

Santos realizará nos dias 14 e 28 de setembro a 8ª Conferência Municipal do Idoso. As discussões deverão ocorrer em torno do tema O compromisso de todos por um envelhecimento digno em Santos. Na ocasião, ocorrerá apreciação, discussão e aprovação ou não das propostas apresentadas durante as pré-conferências que vão até 15 de agosto.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.