Após quase três meses, shoppings de Santos podem reabrir parcialmente | Boqnews
Clientes com carros estacionados no shopping Praiamar enfrentaram dificuldades para sair do local na noite de ontem. Foto: Divulgação

Santos

22 DE JUNHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Após quase três meses, shoppings de Santos podem reabrir parcialmente

Setor será reaberto com medidas rígidas a partir de quarta-feira (24)

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os shoppings centers de Santos serão reabertos de forma parcial e condicionada a partir desta quarta-feira (24), com medidas rígidas obrigatórias a serem cumpridas por empresários e clientes quanto ao distanciamento social, higienização, sanitização de ambientes e testagem de colaboradores e público.

A retomada segue as regras do Plano São Paulo, do governo estadual, e deve cumprir o Protocolo Setorial, estabelecido pela Secretaria de Saúde (SMS). A autorização será publicada no Diário Oficial desta segunda-feira (22).

Na fase laranja, os shoppings podem operar com capacidade máxima de 20%, podendo funcionar pelo período de quatro horas, das 15h às 19h, ou ser adotado, alternativamente, o horário das 14h às 18h, devendo as lojas seguirem o mesmo horário.

Dentre as regras apontadas está a de não promover evento de reabertura e não realizar atividades e ações promocionais que atraiam grande número de pessoas.

Entrada

Os shoppings deverão fazer um plano de controle de entrada de pessoas a ser apresentado durante fiscalização da Prefeitura, sendo dos empresários a responsabilidade pelo cumprimento do distanciamento social dos clientes. É recomendado que pessoas pertencentes aos grupos de risco não frequentem os estabelecimentos.

Lojas

Outra restrição é que dentro das lojas não poderá ser atendido mais de um cliente simultaneamente. A retomada das atividades ficará suspensa caso a Baixada Santista seja classificada na fase 1 (Alerta Máximo) no Plano São Paulo.

Limitações

Se necessário, poderão ser implementados corredores de fluxo só para entrada e saída do empreendimento, com demarcação no piso. Também deve ser limitada a quantidade de pessoas nos elevadores e reduzidas as áreas de estacionamento, com ajuste das entradas e saídas dos veículos para melhor coordenar o fluxo. Estão suspensos os serviços de ‘valet’, para evitar o uso dos veículos de clientes pelos colaboradores.

Nesse primeiro período de retomada, não funcionarão cinemas e atividades de entretenimento, inclusive áreas para crianças. As praças de alimentação funcionarão apenas para retirada ou delivery.

Vistorias

O Plano de Protocolo de Reabertura dos Shoppings foi apresentado em transmissão ao vivo nas redes sociais, realizada na noite deste domingo (21) pelo prefeito Paulo Alexandre Barbosa, que ressaltou que os estabelecimentos passarão por vistoria da Vigilância Sanitária a partir desta segunda-feira (22).

“Todos os empresários de shoppings assinaram o protocolo e concordaram com as medidas, em reunião que fizemos neste sábado. Agora, tomarão as medidas para cumprir esses protocolos e, a partir de amanhã, a Vigilância Sanitária fará a fiscalização. Se estiverem com tudo cumprido, a partir de quarta eles entram em funcionamento”, disse o prefeito, ressaltando que a fiscalização terá caráter permanente. “Nossa preocupação é com a vida das pessoas e dos lojistas”.

O secretário de Saúde, Fábio Ferraz, acrescentou que a Vigilância estará nesta segunda nos quatros shoppings da Cidade, simultaneamente. “Vamos acompanhar tudo o que está posto pela portaria. São regras rígidas para termos uma retomada sem aglomeração de pessoas”, acrescentou.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.