APS apresenta conclusões de pesquisa sobre pombos no Porto de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/APS

meio ambiente

29 DE ABRIL DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

APS apresenta conclusões de pesquisa sobre pombos no Porto de Santos

Dados identificaram locais mais propícios para os pombos, para medidas corretivas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Autoridade Portuária de Santos (APS), em reunião em sua sede com terminais do Porto de Santos, apresentou os resultados da 1ª primeira campanha de diagnóstico populacional de pombos no complexo portuário. O encontro aconteceu no dia 18 de abril último.

O levantamento ocorreu entre os meses de dezembro e janeiro últimos. Empresa contratada realizou a pesquisa com uso de drone, nas áreas públicas e arrendadas do Porto.

Desse modo, fazendo a contagem das aves e avaliando condições favoráveis para alimentação, pouso, abrigo e nidificação de pombos.

O relatório técnico trouxe dados sobre a população média de pombos no parque portuário e sua densidade por região. Com a identificação das principais áreas utilizadas pelas aves para pouso, nidificação e alimentação, foi possível detectar locais mais favoráveis para aqueles pássaros e sugerir melhorias. As não conformidades identificadas foram enviadas aos terminais para que sejam tomadas as medidas corretivas necessárias. Os pombos domésticos são hospedeiros de diversos patógenos de importância sanitária que podem acometer a saúde dos seres humanos, ocasionando diversas doenças. Além disso, os dejetos dessas aves podem entupir calhas, danificar instalações e contaminar mercadorias movimentadas no Porto.

A APS tem objetivo de promover nova pesquisa no início do segundo semestre. Os levantamentos possibilitarão a implementação de medidas mitigatórias, que não apenas auxiliarão na prevenção de doenças, mas também contribuirão de maneira sustentável e eficiente para a preservação do ambiente portuário.

O trabalho está relacionado ao Programa de Monitoramento e Controle de Fauna Sinantrópica Nociva, condicionante da Licença Ambiental do Porto de Santos. O Programa visa controle e monitoramento de animais que interagem de forma negativa com a população humana, causando riscos à saúde pública e transtornos de ordem econômica ou ambiental.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.