APS conclui primeira etapa do diagnóstico populacional de pombos no Porto | Boqnews
Foto: Divulgação/APS

Santos

29 DE JANEIRO DE 2024

APS conclui primeira etapa do diagnóstico populacional de pombos no Porto

Levantamento possibilita identificar locais com mais densidade dessas aves para medidas preventivas

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A Autoridade Portuária de Santos (APS) concluiu, no dia 22 de janeiro, a primeira etapa de diagnóstico populacional de pombos domésticos (Columba livia) no Porto Organizado de Santos.

Sendo assim, um biólogo e um operador de drone da empresa de empresa especializada contratada para o levantamento percorreram, durante 11 dias, áreas públicas e arrendadas do Porto.

Portanto, realizando o censo das aves e avaliando condições propícias para alimentação, pouso, abrigo e nidificação.

A área do porto foi dividida em 90 quadrantes, os quais foram percorridos para coleta de dados. Para isso, os técnicos utilizaram outros recursos além dos drones – como câmera fotográfica e binóculo -, para obter imagens, contando com a colaboração dos terminais para realização dos trabalhos.

A próxima etapa será a elaboração de um relatório técnico sobre os serviços realizados, que incluirá informações acerca da população média de pombos e a densidade por região, identificação das principais áreas utilizadas pelas aves para pouso, nidificação e alimentação, além de apontar inconformidades operacionais e sugestões de melhorias. As não conformidades identificadas terão encaminhamento às áreas competentes, incluindo os terminais, para implementação das ações corretivas.

A próxima campanha ocorrerá em cerca de seis meses e, ao longo dos cinco anos do contrato acontecerão dez campanhas. Essa abordagem contínua possibilitará a implementação de medidas mitigatórias que auxiliarão na prevenção de doenças, contribuindo de maneira sustentável e eficiente para a preservação do ambiente portuário.

O trabalho teve contratação pela APS pois os pombos domésticos são hospedeiros de diversos patógenos de importância sanitária, que podem acometer a saúde dos seres humanos ocasionando diversas doenças. Além disso, os dejetos dessas aves podem entupir calhas, danificar instalações e contaminar mercadorias movimentadas no Porto.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.