APS recebe contribuições para leilão do STS08 no Porto de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/APS
7 de novembro de 2024

APS recebe contribuições para leilão do STS08 no Porto de Santos

A Autoridade Portuária de Santos (APS) recebeu, nesta quarta-feira (6), contribuições para realização de certame licitatório de arrendamento da área de infraestrutura pública denominada STS 08, com 152,2 mil m2, localizada dentro do Porto Organizado de Santos. Desse modo, visando o aumento de capacidade de tancagem (armazenamento) de granéis líquidos, principalmente combustíveis.

Participaram online e fizeram contribuições os advogados Estevam Palazzi Sartal e Rafael Domingos Faiardo Vanzella, ambos do escritório Machado Meyer; Carlos Helmut Kopittke, da Associação Brasileira de Terminais Líquidos (ABTL); Fabrizio Pierdomênico, consultor portuário e ex-secretário Nacional de Portos; Carlo Rodrigo Faccio, do Instituto Combustível Legal; Luiz Carlos Maia Júnior, da Transpetro;  Roberto David Mendes da Silva, da Petrobras; e Natasha Lage de Oliveira França, da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP).

As contribuições trataram da necessidade de rigor da APS nas habilitações das empresas que vierem a concorrer. Portanto, com destaque para aspectos técnicos e de segurança em amplo aspecto. Também sugeriram atenção quanto à qualificação econômica e financeira das empresas e a experiência comprovada no setor.

As sugestões ainda ressaltaram a importância de medidas concomitantes de preparação da infraestrutura.

Dessa forma, como novos berços e melhores acessos, para garantir o bom desempenho de um setor do Porto de Santos vital para o País. Também chamou a atenção o alerta de Fabrízio Pierdomênico para se evitar barreiras que acabem favorecendo a concentração de mercado no setor.

Momento ideal

Ao final, o diretor de Regulação e Desenvolvimento de Negócios da APS, Gustavo Pereira, deixou claro que a Autoridade Portuária vive o momento ideal para o leilão. Portanto, com uma gestão de muito diálogo e transparência; afirmou que as habilitações serão rígidas e que está atento aos cronogramas de infraestrutura para compatibilizar a conclusão do processo com a operação dos berços adicionais e melhores acessos terrestres.  “E, também, temos a premissa de respeitarmos todos os contratos vigentes”, afirmou Gustavo, pedindo ainda aos participantes o envio formal de todas as contribuições.

O presidente da APS, Anderson Pomini, lembra que a medida é de extrema importância para atender ao aumento da demanda por movimentação de combustíveis que suprem as regiões Sudeste, Sul, parte do Centro-Oeste do Brasil e ainda Bolívia, Paraguai e Chile.

Além disso, representa aumento da livre concorrência e abertura de mercado, tornando-o menos concentrado, conforme prevê a Lei 9.478 (6/8/1997).

Formaram a mesa da Audiência pública, pela APS, o diretor de Desenvolvimento de Negócios e Regulação, Gustavo Salvador Pereira. Assim como, os superintendentes Bruno Tolino e Leandro Cabral e os gerentes Maria Eduarda Ascariz e Rui Garcia.  

Consultas

As consultas prosseguem até 29 de novembro de 2024 no site da APS. Os interessados podem clicar no ponto mais alto da página inicial, ao lado da busca, no item Acesso à Informação e, a seguir, no círculo verde denominado Participação Social.

Na sequência, clicar na linha Audiências e Consultas Públicas, que terão acesso ao link do Participa + Brasil e à Consulta Pública número 04/2024 – STS08.

A expectativa é que, depois de 30 dias de contribuições recebidas, a APS encaminhe o procedimento ao Tribunal de Contas da União (TCU). E, na sequência, promova o leilão na B3 (Bolsa de Valores de São Paulo).

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.