Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista assume a coleta seletiva da Cidade | Boqnews

Recicláveis

19 DE JUNHO DE 2016

Siga-nos no Google Notícias!

Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista assume a coleta seletiva da Cidade

Santos já conta com uma organização de catadores para realizar a triagem e comercialização dos resíduos recicláveis oriundos da Coleta Seletiva. É a Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista (Comares), que assinou convênio com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) pelo prazo de dez anos e já está atuando na Usina de Triagem, na Alemoa. A […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Santos já conta com uma organização de catadores para realizar a triagem e comercialização dos resíduos recicláveis oriundos da Coleta Seletiva. É a Cooperativa de Materiais Recicláveis Santista (Comares), que assinou convênio com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) pelo prazo de dez anos e já está atuando na Usina de Triagem, na Alemoa.

A cooperativa, que existe desde 2003, é composta por cerca de 45 integrantes. De acordo com a presidente, Odete Cunha dos Santos, entre os objetivos iniciais do trabalho está o aumento na produtividade, com a redução no índice de rejeitos, hoje na faixa de 40%.

Com a entrada da Comares, a Prefeitura cumpre uma da meta previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), de incorporar cooperativas de catadores na gestão do sistema de coleta seletiva municipal.

“Esse processo não termina com a entrada da Comares. O objetivo é implantar um sistema de gestão com a parceria de todas as cooperativas e associações de catadores existentes no município”, afirmou Débora Blanco, secretária de Meio Ambiente.

Ao final, conclui a secretária, o objetivo é proporcionar inclusão social, geração de emprego e distribuição de renda, melhorando cada vez mais as condições de vida dos catadores.

Saiba mais

Atualmente, a Prefeitura, por meio da Prodesan, recolhe cerca de 400 toneladas de recicláveis por mês. Em 2014, o total coletado foi de 4,5 mil toneladas. Em 2015, 4,3 mil toneladas. Nos primeiros cinco meses deste ano, a Coleta Seletiva recolheu 1,9 tonelada de recicláveis.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.