Área de antigos armazéns portuários em Santos se transformará em espaço cultural | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS

Infraestrutura

16 DE MARÇO DE 2023

Siga-nos no Google Notícias!

Área de antigos armazéns portuários em Santos se transformará em espaço cultural

Iniciativa tem o objetivo de acompanhar o processo de transformação do Centro

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A área entre os armazéns 4 e 7, entre as ruas da Constituição e Riachuelo, no Centro de Santos, deve se transformar em um espaço de lazer e convivência até 2026.

Chamado de ‘Parque Valongo’, o projeto que está em elaboração dará acesso ao canal do porto, e prevê espaço com novo mobiliário, pisos e paisagismo.

Assim como áreas de contemplação e espaços para eventos, atividades esportivas, de lazer e culturais.

Foto: Divulgação/PMS

Sendo assim, a iniciativa tem o objetivo de acompanhar o processo de transformação do Centro. “Incentivamos a habitação e o repovoamento desta região através de várias ações, como os mais de R$ 100 milhões investidos em intervenções em praças, a chegada do VLT, empreendimentos voltados para moradia. Além dos inúmeros pedidos de reforma para habitação que estamos recebendo, tudo dentro desse processo de retomada do Centro”, afirma o prefeito Rogério Santos.

Desse modo, para acompanhar as mudanças, o chefe do Executivo explica que é importante criar espaços qualificados de lazer, convivência, cultura. E contemplação para as pessoas que vivem ou visitam na Região Central da Cidade. O novo projeto vai se integrar à revitalização da Rua Tuyuti.

Foto: Divulgação/PMS

Projeto

O projeto do novo parque público é fruto de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre Ministério Público Estadual (MPE) e Autoridade Portuária (SPA).

Dessa forma, o processo conta com participação ativa da Prefeitura de Santos, a convite do MPE, para aproximar o novo equipamento dos anseios da população santista como forma de compensação pela atividade portuária no conjunto que está sob proteção ao patrimônio histórico cultural.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbanos (Sedurb), Glaucus Farinello, está previsto de que o armazém 4 faça uma integração ao parque, tornando-se um espaço para atividades culturais, sob gestão da Prefeitura. Enquanto o armazém 7 ficará sob responsabilidade da SPA, que deve destiná-lo a atividades educacionais e tecnológicas em parceria com universidades.

No entanto, o espaço entre os armazéns 5 e 6, que já não existem mais, será utilizado para a construção da área aberta do projeto.

Foto: Divulgação/PMS

Glaucus também explica que a reurbanização do Parque Valongo envolverá participação da sociedade. Através de consultas e audiências públicas, em que os santistas poderão dar sua contribuição para o desenvolvimento do novo espaço. Se tudo correr como o planejado, os projetos devem ser concluídos ainda neste ano, com início em até 12 meses. A obra deve ocorrer no período de dois anos.

Além da pasta de Desenvolvimento Urbano, também estão envolvidas no projeto as secretarias municipais de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte). E de Assuntos Estratégicos, Legislativos e Metropolitanos (Saes). Os investimentos previstos para o parque estão na ordem de R$ 15 milhões.

Foto: Divulgação/PMS

A área que as pessoas utilizam para travessia de barcas Santos-Guarujá, assim como por empresas portuárias para embarque de funcionários, está situada entre os armazéns 4 e 7. Espaço que receberá a reurbanização, e por isso também poderá ser beneficiada.

Contudo, como pertence ao Estado e às empresas do Porto, ainda precisará ocorrer discussão da readequação do local entre a Municipalidade, o órgão estadual e as companhias.

Além disso, também está previsto que o Terminal Marítimo de Passageiros, hoje situado no Macuco, tenha transferência para a área dos armazéns 1, 2 e 3.  A alteração está no planejamento da Autoridade Portuária, e visa aproximar o turismo marítimo do Centro da Cidade, também contribuindo para a retomada da região.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.