Área esportiva sob viaduto vai beneficiar mais de 30 mil santistas | Boqnews
Foto: Isabela Carrari

serviços públicos

18 DE MARÇO DE 2024

Siga-nos no Google Notícias!

Área esportiva sob viaduto vai beneficiar mais de 30 mil santistas

Espaço promete atrair moradores, turistas, além de futuros projetos educacionais e esportivos

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Após passar recentemente por obras de recuperação estrutural e restauro, a maior desde sua inauguração em 1976, o Elevado Aristides Bastos Machado, no Centro Histórico de Santos, ganhou no útlimo sábado (16) um novo atrativo.

Desse modo, uma área esportiva com quadra e pista de skate, sob o viaduto, que beneficiará mais de 30 mil moradores da região central e dos morros.

A população já pode usufruir de mais uma pista de skate e uma quadra poliesportiva, com paisagismo, além de bancos de concreto. E, nos pilares do viaduto, pinturas alusivas ao Rei Pelé começam a colorir ainda mais o local.

Chorão

Uma cerimônia na manhã deste sábado celebrou a abertura oficial do espaço, que promete atrair moradores, turistas, além de futuros projetos educacionais e esportivos. Em mais uma homenagem ao vocalista da banda Charlie Brown Júnior, que morreu em 2013, com forte ligação com Santos e a modalidade, a pista de skate linear Chorão tem 653,35 m² .

Além de diversos obstáculos como rainbow, corrimãos grind rail, caixote grind box, savana fun box, rampas retas e meia rampa quarter pipe.

Artes com imagens e frases de Chorão embelezam o espaço, como “Hoje Ninguém Vai Estragar o Meu Dia”, trecho da popular canção ‘Céu Azul’. Já a quadra esportiva, fechada com alambrado para maior segurança, homenageia o dono do Café Floresta, Paulo Fernandes Filho.

Dessa maneira, garantindo diversão e lazer, sob a proteção das constantes rondas da Guarda Civil Municipal (GCM) pelo local.

Foto: Isabela Carrari

A área também recebeu decoração paisagística, com plantio de muda de café e um totem alusivo ao espaço. Os serviços tiveram realização pela Prefeitura Regional do Centro Histórico, Ecofábrica e Coordenadoria de Paisagismo (Copaisa), unidades da Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref).

Para o prefeito Rogério Santos, a inauguração dos espaços destaca o amplo processo de revitalização da área central da Cidade. “Além de homenagearmos grandes personalidades de Santos, transformamos mais um espaço degradado em uma área de convivência para crianças, jovens e adultos do Centro e dos morros santistas. É o planejamento urbano que segue revitalizando o Centro Histórico, trazendo mais cores e vida. Além de opções de esporte e lazer para toda população”, ressaltou durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença de moradores e diversas autoridades municipais.

Uma verdadeira galeria de arte inspirada na vida e talento de Edson Arantes do Nascimento, o imortal Pelé, começa a ganhar forma nas pilastras sob o elevado. Serão 10 painéis de cinco metros de altura mostrando cenas emblemáticas da vida do maior atleta do século 20, que morreu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos.

Quem está produzindo a arte, que define como “verdadeira poesia pintada”, é o artista plástico Marcelo Mordenti. O primeiro ‘verso’ dessa poesia de símbolos e cores já está pronto: mostra Pelé ladeado pelos pais, o também futebolista João Ramos do Nascimento, o Dondinho, falecido em 1996, e Celeste, hoje com 101 anos. Em destaque, dentro de um coração, a promessa do Rei ao pai, ao vê-lo chorar pela desclassificação do Brasil na Copa do Mundo de 1950: “Não chora, papai…vou ganhar uma Copa do Mundo pro senhor!”

Foto: Isabela Carrari

Nesta semana, Mordenti começou a trabalhar no segundo ‘verso’, que representa o gênio da bola, recém-chegado de Bauru, vestindo sua primeira camisa do Santos, em 1956. “Imagino o encantamento daquele menino de 15 anos, que nunca tinha visto o mar, pelo clube e pela Cidade”, comenta Mordenti. “O mural representará Pelé vestindo não apenas a camisa do Santos, mas, simbolicamente, a camisa da Cidade de Santos.”

O trabalho artístico nas pilastras, idealizado pela Prefeitura e patrocinado pela Terracom Construções Ltda., foi discutido com Edson Cholbi do Nascimento, o Edinho, filho de Pelé, por uma comissão intersetorial criada pela Administração. Foi ele quem sugeriu enfocar não apenas do Rei do Futebol, mas também sua família – retratada no primeiro painel -, dando ao astro do futebol uma sequência histórica, conforme ressaltou o secretário Wagner Ramos, titular da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), responsável pelas obras de revitalização do elevado, concluídas em dezembro.

O trânsito de veículos no Elevado Aristides Bastos Machado (Centro Histórico) foi liberado no dia 30 de dezembro, após passar por obras de recuperação.

Portanto, recebendo nova pavimentação, serviços de drenagem, iluminação e intervenções estruturais. Prevista para ser concluída em setembro de 2024, a obra iniciada em março foi entregue antes do prazo. Portanto, para auxiliar no tráfego principalmente por conta da alta temporada.

O viaduto de 385 metros de extensão figura como importante rota de ligação da Cidade, por onde passam cerca de 1,1 mil veículos por hora, que cruzam a região do túnel rumo à Zona Noroeste, São Paulo e Cubatão. Essa foi a primeira grande obra de recuperação estrutural e restauro da estrutura executada desde a sua inauguração, em 1976. Houve realização de reparos e proteção da estrutura na parte inferior, remoção do pavimento do entorno do elevado e construção de novas calçadas.

Também ocorreu tratamento e fechamento das fissuras na estrutura e troca de aparelhos de apoio (peças de apoio da estrutura do elevado nos pilares). E recuperação da drenagem superficial com implantação de novos drenos, barreiras rígidas de concreto e reforço dos pilares. Foram feitas ainda a preparação e a aplicação de massa asfáltica das vias. E a instalação de 18 novos postes para iluminação em LED na pista do elevado.

Assim como no viaduto em curva na Entrada de Santos, o Elevado vai contar com iluminação cênica.

Portanto, ganhando novas cores e se tornando mais um cartão-postal da região central. A arte ficará por conta das 628 luminárias instaladas na estrutura.

Os serviços de recuperação, reforço estrutural e reurbanização do entorno do Viaduto Aristides Bastos Machado, a cargo da Terracom Construções, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 37.783.284,44.

Dessa forma, sendo R$ 19.642.831,10 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Governo do Estado, e o restante, do orçamento municipal.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.