Área sob viaduto no Centro de Santos ganhará quadra de basquete e pista de skate | Boqnews
Imagem da Elevado Aristides Machado/Foto: Doug Fernandes

Cidades

09 DE NOVEMBRO DE 2022

Área sob viaduto no Centro de Santos ganhará quadra de basquete e pista de skate

As obras devem começar no primeiro trimestre de 2023

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Centro de Santos terá um novo espaço de esporte e lazer para quem curte skate e basquete. Na área sob o Elevado Aristides Bastos Machado, atualmete sem uso, será construída uma quadra de basquete e uma pista de skate street. Completam a reurbanização embaixo do elevado, paisagismo e instalação de bancos, lixeiras e iluminação.

Portanto, as melhorias estão incluídas na recuperação do viaduto, primeiro restauro de grande porte desde a inauguração, em 1976.

Desse modo, os serviços devem começar no primeiro trimestre de 2023, após a conclusão do processo licitatório. Trata-se do reparo/reforço estrutural com concreto de alta resistência e aplicação de pintura de proteção em estrutura de concreto aparente.

O Elevado Aristides Machado, via sobre o túnel Rubens Ferreira Martins que liga a Avenida São Francisco à entrada de Santos, receberá aplicação de concreto asfáltico e o paisagismo será recuperado, assim como os passeios, guias e sarjetas.

A obra envolve também sinalização horizontal, pintura em superfícies de concreto e iluminação cênica.

Dessa forma, a Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi) fez o orçamento para todas as intervenções e preparou a minuta da licitação, tudo baseado no projeto arquitetônico de reurbanização, elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Além disso, também está presente no projeto, recuperação estrutural, desenvolvido por empresa especializada, a Carmona Soluções de Engenharia.

Contudo, os serviços têm valor orçado em R$ 26.370.990,39 e prazo de execução de 18 meses. Os recursos são de convênio com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e contrapartida do Município.

Basquete & Skate

O espaço esportivo sob o viaduto contemplará uma quadra de basquete e uma pista de skate. A quadra de 170m² terá medidas adequadas ao espaço. Vai dispor de tabela completa com suporte e rede, piso especial para quadra de esportes com pintura da superfície e faixas demarcatórias.

Dessa maneira, será fechada com alambrado em tela de aço galvanizado e portão de ferro. Para evitar a fuga da bola, será instalada cobertura em tela de nylon.

Sendo assim, já a pista de skate contará com equipamentos para a prática do skate street: mini ramp, palco, quarter, pirâmide, caixote low, corner bowl e spine; tudo cercado por tela de aço.

Acessórios em concreto, equipados com tubos de aço galvanizado garantirão maior segurança para as manobras radicais dos skatistas.

A reurbanização do espaço envolve ainda a instalação de um roupeiro de aço com 16 portas pequenas, para os atletas; bancos e lixeira padrão em concreto, além de plantio de grama esmeralda e iluminação em LED sob o viaduto e no entorno. Na obra está prevista também a utilização de verniz antipichação, para evitar danos causados por vandalismo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.