Arquivo Permanente ajuda a contar a história de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/FAMS

FAMS

28 DE SETEMBRO DE 2019

Siga-nos no Google Notícias!

Arquivo Permanente ajuda a contar a história de Santos

Fundação Arquivo e Memória (FAMS) mantém milhares de documentos disponíveis para consulta, mantendo viva a história da Cidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Entre manuscritos, livros, testamentos, escrituras, mapas e registros, a história de Santos é contada por diversos ângulos e formatos nos mais de 60 mil documentos disponíveis para consulta no Arquivo Permanente, da Fundação Arquivo e Memória (Fams).

Em agosto, 41 pesquisadores utilizaram os acervos documentais da instituição como auxílio no desenvolvimento de trabalhos acadêmicos.

No mesmo período do ano passado, foram 18. Os documentos mais acessados são atas da Câmara Municipal, certidões de óbito e processos administrativos.

De acordo com a historiadora do Arquivo Permanente, Lilliam Tavares, o aumento na procura se deve às ações de educação patrimonial que a instituição vem divulgando nas redes sociais.

“Recebemos grupos escolares a partir do ensino fundamental, falamos sobre a história de Santos e a importância da preservação dos documentos que contam essa história”, conta.

Desses grupos, foram recebidas mais de 80 pessoas nesse período. Além disso, a expectativa da instituição é de que os números continuem aumentando.

“Nosso trabalho é realizado para que a sociedade possa conhecer e utilizar nossos acervos, mantendo a história e a memória da Cidade sempre vivas”.

Doutoranda em Estudos Linguísticos em Inglês da Universidade de São Paulo, Patrícia Nero foi uma das pesquisadoras que procurou o Arquivo Permanente em agosto.

“Me sugeriram algumas possibilidades para pesquisa na Fams. Aqui, encontrei historiadores que têm contribuído com a minha pesquisa, me dando dicas para coletas de dados e referências bibliográficas”.

O Arquivo Permanente conta com documentos textuais, cartográficos e iconográficos para consultas. O funcionamento é das 9h às 17h de segunda a sexta. As visitas podem ser agendadas através do telefone 3213-1730. O endereço é Rua Amador Bueno, 61, no Centro.

 

FAMS fundação arquivo e memória

Documentos são cuidadosamente manuseados pelos profissionais. Foto: Raimundo Rosa

Intermediário

Além do Arquivo Permanente, há também o Arquivo Intermediário. Este, abriga aproximadamente 2,5 milhões de processos administrativos da Prefeitura, datados desde 1936 até hoje.

Funciona das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ele fica à Rua Da Constituição, 62, Centro. Mais informações em 3223-4873.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.