Arte do cinema vai propiciar qualidade de vida a 400 idosos | Boqnews

Cidades

04 DE JUNHO DE 2010

Siga-nos no Google Notícias!

Arte do cinema vai propiciar qualidade de vida a 400 idosos

Uso da linguagem cinematográfica como instrumento de inserção sociocultural e promoção da saúde integral de idosos. É o intuito do programa Cine Maior Idade, criado pela ONG Via Gutemberg e Cinemateca Brasileira (Ministério da Cultura), que será realizado de forma pioneira em Santos, em parceria com a prefeitura. Serão beneficiados cerca de 400 idosos dos […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Uso da linguagem cinematográfica como instrumento de inserção sociocultural e promoção da saúde integral de idosos. É o intuito do programa Cine Maior Idade, criado pela ONG Via Gutemberg e Cinemateca Brasileira (Ministério da Cultura), que será realizado de forma pioneira em Santos, em parceria com a prefeitura. Serão beneficiados cerca de 400 idosos dos centros de convivência Isabel Garcia, Vida Nova e Zona Noroeste, da Seas (Secretaria de Assistência Social), e de ONGs que trabalham com este segmento.


O trabalho, iniciado ontem pela manhã (2), no Isabel Garcia (Rua Barão de Paranapiacaba, 14), com capacitação dos técnicos das unidades, consiste na exibição de filmes nacionais, em conjunto com o Cine Roxy. Posteriormente, os idosos participarão de atividades em grupo, que fomentarão debates,  aspectos socioculturais do filme e cenas marcantes, abordando os temas   envelhecimento, costumes, relações familiares, sexualidade, amor e solidão.    
No treinamento, os técnicos receberam material de apoio e informações  sobre o primeiro filme a ser exibido: ‘Eu, Tu, Eles’, dirigido por Andrucha Waddington, com Regina Casé, Lima Duarte e Stênio Garcia. A turma da terceira idade dos Cecons e das ONGs já têm data e hora marcadas para assistir ao longa-metragem: dia 16, às 13h30, no Cine Roxy.
“A proposta não é o filme pelo filme, mas sim a inclusão do cidadão idoso por meio do conhecimento, de outras possibilidades, diferentes linguagens. Isso contribui na promoção da saúde, na integração familiar e melhora da auto-estima”, disse a consultora técnica do programa Cine Maior Idade, Sandra Gomes. “Com esta parceria levaremos cultura e qualidade de vida aos idosos”, afirmou o secretário de Assistência Social, Carlos Teixeira Filho. O programa tem patrocínio da Mapfre Seguros.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.