Artesãos confeccionam máscaras em Guarujá | Boqnews
Foto: Divulgação

Guarujá

19 DE ABRIL DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Artesãos confeccionam máscaras em Guarujá

Máscaras de TNT serão distribuídas em filas de supermercados e farmácias, no Fundo Social de Solidariedade e nas secretarias de Saúde e de Desenvolvimento e Assistência Social

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Para auxiliar no combate à Covid-19, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) convocou artesãos voluntários para confeccionar máscaras de TNT. A meta inicial é confeccionar mil peças para distribuição em filas de serviços, que continuam abertos, como supermercados e farmácias. As máscaras também serão doadas para o Fundo Social de Solidariedade, e para as secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas).

De acordo com o Ministério da Saúde, as máscaras confeccionadas com o material são eficientes para prevenir a Covid -19, desde que utilizadas de acordo com algumas recomendações.

Primeiramente, a máscara é de uso individual, não podendo ser compartilhada. A peça deve ser higienizada, de preferência com água sanitária, após o uso, permanecendo de molho por 30 minutos. Ela poderá ser utilizada até ficar úmida, momento em que se recomenda a sua troca.

“É uma maneira de podermos auxiliar no combate à doença. O momento pede a união de todos, para que possamos sair desta situação e retomarmos as nossas atividades normais”, destaca o secretário de Cultura.

Artesãos já confeccionam máscaras desde março

Os artesãos da Cidade já têm se especializado nesse tipo de produção desde o mês passado, quando passaram a produzir máscaras de tecido ou de TNT para vender.

A artesã Edna Watanabe, de 63 anos, por exemplo, costumava expor o seu trabalho de patchwork, na Praça Mário da Silva (Barra Funda), através do projeto Arte na Praça. Com a pandemia, ela passou a aceitar encomendas de máscaras de algodão, que confecciona sem sair de sua casa.

“Sou de descendência japonesa e lá é muito comum o uso das máscaras para não espalhar o vírus da gripe. As crianças aprendem desde pequenas”, destaca a artesã, que complementa, “não posso fazer muito, mas tento fazer a minha parte”.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.