Atividades laboratoriais em universidades já podem retornar na região | Boqnews
Foto: Divulgação

Baixada Santista

24 DE JULHO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Atividades laboratoriais em universidades já podem retornar na região

Seguindo normas do Plano São Paulo, instituições de ensino devem comportar 35% de sua capacidade

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A manutenção da fase amarela do Plano São Paulo traz bons frutos para as instituições de ensino superior da Baixada Santista. Como a região já passou de 14 dias na fase amarela, completados na última sexta (24), o governo de São Paulo, por meio do Plano de Contingência de Combate ao Coronavírus, permite a volta de atividades práticas laboratoriais e também estágios curriculares na área da saúde. Porém, os locais podem ter, no máximo, 35% da capacidade.

De acordo com o secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, a prioridade deve ser dada aos alunos que estão próximos de concluir a faculdade e aos cursos de saúde. “Naquelas disciplinas mais teóricas, consegue-se trabalhar com educação mediada com tecnologia ou educação à distância. Mas o curso prático, o estágio supervisionado de um futuro médico, o internato de um médico, não. Se não tivermos esse ciclo funcionando, vamos ter uma menor entrada de futuros médicos e um hiato na formação de profissionais da saúde”, destacou o secretário.

Planejamento

As faculdades e universidades da região já se preparam para a volta das atividades laboratoriais. A Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) definiu a data de retorno dos cursos de Medicina e Odontologia, que estão marcados para o dia 17 de agosto.
Em um primeiro momento, a faculdade dará uma atenção maior ao curso de Odontologia que tem maior risco de contágio e por essas circunstâncias todos cuidados e protocolos de segurança estão sendo adequados para seguir as normas da Associação Brasileira de Ensino Odontológico.

A Universidade Santa Cecília (Unisanta) está organizando métodos didáticos-pedagógicos com base nas orientações e protocolos sanitários das áreas de Educação e da Saúde. Dessa forma, a instituição está promovendo o remodelamento dos espaços físicos para garantir o acolhimento adequado de professores, funcionários e alunos.
Em nota, a Unisanta informou que a prioridade é a segurança de comunidade acadêmica. “Planejamos o retorno gradual assim que autorizado pelos órgãos competentes, com prioridade à preservação de vidas e à total segurança para a continuidade das atividades acadêmicas “.

Enquanto a Universidade Católica de Santos (Unisantos) destacou que está na fase de estudos, com mapeamento das turmas, para os ajustes necessários, considerando a perspectiva de retomada nestas condições no mês de setembro.

A Unaerp Guarujá, por sua vez, criou uma comissão de especialistas que está concluindo um completo Protocolo de Biossegurança. O documento inclui dezenas de critérios de segurança e higienização, tais como orientações para usos dos EPIs nos cenários externos de aprendizagem e regras de distância e ventilação nas salas e laboratórios.

A Esamc informou que irá se pronunciar sobre o tema nos próximos dias. Além disso, a equipe de reportagem do Boqnews também entrou em contato com o Centro Universitário Lusíada (Unilus) e a Universidade Paulista (Unip), porém não houve resposta até o fechamento desta reportagem.

Estudantes

A despeito da possibilidade de retomada gradual das aulas, universitários têm opiniões divididas em relação a volta das atividades práticas. Para uma parte, a falta das aulas em laboratórios é prejudicial, algo que o ensino remoto não consegue suprir. Contudo para outros alunos, o momento ainda é de ficar em casa, principalmente aos estudantes que usam ônibus fretados ou transporte público (municipais, intermunicipais, VLT, barcas). Assim, a discussão do tema ganha destaque nas redes sociais.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.