Ato impulsiona implantação de área tecnológica | Boqnews

Cidades

20 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Ato impulsiona implantação de área tecnológica

A parceria tem por objetivo proporcionar benefícios econômicos e sociais, a partir da implantação de projetos pilotos (inéditos em todo o país) para o desenvolvimento colaborativo de sistemas de tecnologia em segmentos importantes, como o portuário e de sustentabilidade. A cerimônia contará com a presença do presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm e […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A parceria tem por objetivo proporcionar benefícios econômicos e sociais, a partir da implantação de projetos pilotos (inéditos em todo o país) para o desenvolvimento colaborativo de sistemas de tecnologia em segmentos importantes, como o portuário e de sustentabilidade.


A cerimônia contará com a presença do presidente da Associação Comercial de Santos, Michael Timm e de seu vice-presidente Vicente do Valle, do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa, além do secretário de Governo Marcio Lara, secretário de Assuntos Portuários e Marítimos Sérgio Aquino, que preside o Conselho de Autoridade
Portuária (CAP) e de Bechara Abdalla Pestana Neves, secretário Municipal de Planejamento.


Parte do Programa de Arrendamentos e Parcerias do Porto de Santos (Proaps), a iniciativa visa desenvolver soluções, em conjunto com empresas de diferentes segmentos, que estimulem o desenvolvimento da cidade.


“Santos apresenta um cenário de oportunidades para a expansão e fortalecimento tecnológico e temos grande interesse em profissionalizar esse importante pólo em desenvolvimento”, afirma Roberto Argento, executivo da área de Rational da IBM na América Latina.


Além de treinamento e capacitação, o programa de incentivo visa facilitar o acesso das empresas locais à plataforma Jazz da IBM, a qual permite o desenvolvimento de softwares mais eficientes por meio do uso de processos ágeis, colaboração, transparência e integração de informações.


“Vamos inserir Santos na pauta mundial de tecnologia de ponta, como pólo de desenvolvimento de aplicações voltadas à sustentabilidade das cadeias de valor das atividades portuárias”, destaca Michael Timm, presidente da ACS, que assinará o documento de incentivo. “Nossa grande meta é atender as necessidades das empresas do Porto, usando a competência das empresas do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia de
Informação e Comunicações (APL de TIC) aliada a tecnologia inovadora da IBM”.


As soluções desenvolvidas com a plataforma Jazz podem contribuir na resolução de problemas da região portuária, como transporte de cargas e descarte de resíduos, além de buscar resultados mais amplos e, em longo prazo, como a geração contínua de empregos, integração do porto à cidade de Santos e aumento da exportação de software.


A parceria vai ao encontro da visão global da IBM, Planeta mais Inteligente, na qual a tecnologia é utilizada para ajudar o mundo a se tornar mais interconectado e eficiente.


O que são APL´s? 


APL’s são programas que reúnem conglomerados de agentes econômicos, políticos e sociais, localizados em um mesmo território, que apresentam vínculos consistentes de articulação, interação, cooperação e aprendizagem. Esses atores atuam em conjunto, desenvolvendo ações para o crescimento de um segmento comercial em específico. No caso de Santos, o escolhido foi o de Tecnologia da Informação e Comunicações.


O APL de TIC é mantido pela Associação Comercial de Santos (ACS), Prefeitura de Santos, Sebrae, Ciesp e Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM). A ACS detém a Secretaria Executiva do APL de TIC, que foi criado em 4 de julho de 2008.


O arranjo produtivo pretende valorizar as empresas locais e mudar a imagem das mesmas na região e Grande São Paulo. Pesquisará também demandas e oportunidades de negócios para a exportação de softwares. Além disso, promoverá a aproximação entre empresas, pesquisadores e instituições de ensino. O programa ainda realizará ações
de incentivo à busca de recursos para fomento de pesquisa tecnológica, facilitará o acesso a linhas de crédito, micro-crédito e financiamento, além de incentivar a criação de fundos de investimento de capital de risco

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.