Aulas em Praia Grande serão retomadas segunda-feira (17) | Boqnews

Cidades

13 DE AGOSTO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Aulas em Praia Grande serão retomadas segunda-feira (17)

Os cerca de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Praia Grande retornarão às aulas na próxima segunda-feira, dia 17. A garantia foi dada pela titular da Secretaria de Educação (Seduc), Maura Lígia Costa Russo, desmentindo boatos sobre uma nova prorrogação da volta do ano letivo. Na oportunidade, a secretária explicou que […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os cerca de 43 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Praia Grande retornarão às aulas na próxima segunda-feira, dia 17. A garantia foi dada pela titular da Secretaria de Educação (Seduc), Maura Lígia Costa Russo, desmentindo boatos sobre uma nova prorrogação da volta do ano letivo. Na oportunidade, a secretária explicou que será realizada reposição do conteúdo correspondente ao período em que o reinício do período escolar foi adiado (como prevenção à nova gripe), sem necessidade de aulas aos sábados.


Maura informou que a reposição de conteúdo foi uma decisão regional e que todas as cidades da Baixada Santista seguirão essa medida. “Vamos fazer uma compensação, com atividades extras, de maneira que as crianças não fiquem com prejuízo em relação à programação que os professores deveriam estar cumprindo nesses dias”, disse Maura Lígia.


Essa reposição de conteúdo ficará a cargo de cada escola, que terá autonomia para decidir como será feito esse processo. De acordo com a secretaria, isso pode ser realizado como a “Praça de Leitura”, onde as pedagogas comunitárias fariam essa atividade nos dias letivos e chamariam todos os alunos para participar.


A secretaria afirma que com a proposta de repor as aulas aos sábados os objetivos não seriam alcançados, pois muitos pais não levariam seus filhos e os próprios alunos não estariam estimulados. “O aluno não pode ficar em prejuízo de conteúdo. A gente até fez uma programação aos sábados, mas além do problema que acarretaria aos pais e alunos, também prejudicaria o funcionário que não é professor e estava na unidade durante esse tempo”, explicou.


Com relação às servidoras gestantes, ainda não há uma definição sobre o assunto, o que deverá acontecer até a próxima sexta-feira, dia 14. A Secretaria de Educação (Seduc) realiza um levantamento para saber quantas funcionárias grávidas trabalham atualmente na secretaria e decidir se elas serão transferidas ou liberadas para ficarem em casa por um determinado período.


As unidades de Educação Infantil e Creche, Ensino Fundamental, Escola de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Complementação Educacional do Município estão sem aulas desde o dia 29 de julho. A medida seguiu determinação orientação do Governo do Estado, cujo objetivo foi reduzir a transmissão do vírus influenza da nova gripe (H1N1). Desde segunda-feira, dia 10, os professores da rede municipal já retornaram para suas unidades para planejar o segundo semestre letivo.


Cuidados


As medidas preventivas de contaminação, como explicar aos pais para deixarem as crianças em casa, se a mesma apresentar algum sintoma de resfriado ou gripe, continuam a valer nas unidades escolares.


Para reduzir o risco de contrair ou transmitir doenças respiratórias, incluindo a gripe (influenza) e o novo vírus (H1N1), algumas medidas devem ser adotadas: não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; Procure não tocar olhos, nariz e boca; Lavar as mãos com frequência, usando água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; Manter o ambiente ventilado; Evitar locais fechados e aglomerações.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.