Para 80% dos pais de alunos da rede municipal, aulas presenciais só em 2021 | Boqnews
Foto: Divulgação educação infantil

Pesquisa

11 DE AGOSTO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Para 80% dos pais de alunos da rede municipal, aulas presenciais só em 2021

Para as famílias de alunos atendidos nas entidades subvencionadas de educação infantil, a consulta segue até esta quarta (12).

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Cerca de 80% das 8.186 famílias que responderam à consulta desenvolvida pela Secretaria de Educação (Seduc) sobre a retomada gradual das aulas nas escolas após a interrupção pela pandemia da covid-19 avaliam que as atividades presenciais só devem voltar em 2021.

Os resultados serão utilizados para reforçar os estudos de planejamento, ações e estratégias que estão sendo feitos pelos grupos técnicos de trabalho, seguindo as orientações do Governo do Estado.

Os questionários ficaram disponíveis para acesso no Santos Portal durante dez dias (1º a 10 de agosto). Foram elaborados três formulários de questões.

Um destinado aos estudantes maiores de idade da Educação de Jovens e Adultos, outro aos pais e responsáveis com filhos na educação básica obrigatória e, por fim, às famílias de alunos dos berçários e maternais.

O estudo apontou ainda que mais de 70% dos que responderam ao questionário da Educação Básica Obrigatória e EJA se sentem mais seguros de voltar após a distribuição da vacina.

“Estes dados são muito importantes para as nossas discussões, nas quais estão sendo envolvidos os demais membros da comunidade escolar, outras secretarias e setores. Este é o momento de unir forças. A pandemia do novo coronavírus nos pegou de surpresa, mudando nossos planos, mas para o possível retorno não seremos surpreendidos. Todos os aspectos estão sendo analisados”, destacou a secretária de educação, Cristina Barletta.

Ela ressaltou que a volta presencial e gradual das atividades só será realizada com o aval da Secretaria de Saúde e outros órgãos competentes, de acordo com as medidas sanitárias indicadas pelo Plano São Paulo, do Governo do Estado.

Retorno Às aulas: apenas em 2021, se depender da maioria dos pais. Foto: Divulgação

Subvencionadas

Para as famílias de alunos atendidos nas entidades subvencionadas de educação infantil, a consulta segue até esta quarta (12).

Até o momento, 78% preferem retornar apenas em 2021.

 

Grupos

Foram criados dois grupos: a Comissão Escolar (Portaria 39/2020 – Seduc), formada para gerenciar as ações e estratégias realizadas nas unidades durante a pandemia, com representantes das equipes gestoras das escolas, supervisores, professores e técnicos da Seduc, e o Comitê Intersetorial (Portaria 87/2020 – GPM), composto por membros das secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Gestão, Conselho Municipal de Educação e Escolas Particulares.

Estão sendo estudados vários quesitos como a porcentagem de alunos que serão atendidos diariamente, estratégias para entrada e saída dos estudantes e refeições, horários das aulas, sinalização necessária nos espaços, entre outras medidas que garantam a segurança de todos. Haverá medição de temperatura, tapete sanitário, distribuição de máscaras de tecido para os alunos e equipes das escolas (funcionários e professores), mural de informações e outras medidas.

 

Ensino remoto

Enquanto as discussões e estudos são realizados, o ensino remoto continua a ser desenvolvido em todas as escolas municipais.

“Existe uma preocupação muito grande dos profissionais para que nenhum aluno seja deixado de lado, com a utilização de ferramentas tecnológicas variadas, entrega de material impresso e utilização de canais diversificados de comunicação. As equipes gestoras e professores estão muito comprometidos”, afirmou a chefe do departamento pedagógico, Maria Helena Marques.

Segundo ela, são feitas pesquisas periódicas para que sejam identificados acertos e pontos a serem aprimorados dentro do ensino remoto.

Além disso, “estamos em conversa com outros setores da Prefeitura para verificar a possibilidade de melhorar o acesso à internet em algumas regiões”

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.