A construção da nova e moderna escola da Vila Haddad, na Zona Noroeste de Santos, avança a todo vapor com caminhões betoneiras, bombas para lançamento de concreto e grande equipe de operários.
Sendo assim, na sexta-feira (10), o esforço se concentrou na concretagem da laje do primeiro pavimento da UME Hilda Rabaça, na Praça Guilherme Délius.
A escola terá 1.500m² distribuídos por dois pavimentos. O serviço foi executado com ajuda de bombas que lançaram o concreto usinado, dos caminhões betoneiras para cima da forma com armação de ferro, preparada anteriormente, com todas as infraestruturas de elétrica e hidráulica. Ao mesmo tempo, os trabalhadores espalhavam o concreto por toda a superfície da laje.
Totalmente acessível e climatizada, a nova UME Hilda Rabaça vai ampliar a capacidade de atendimento em mais do que o dobro. De 60 alunos de Berçário II e Maternal I, passará para 129 alunos de Berçário I, Berçário II e Maternal I, em período integral. A nova unidade de ensino segue o padrão atual em implantação nas unidades escolares santistas. A obra tem o gerenciamento da Secretaria de Obras e Edificações (Seobe) e a previsão é de que seja concluída no início do próximo ano.
Próximos passos
“A obra prossegue na próxima semana com o início da montagem da estrutura de pilares e vigas para o primeiro pavimento, que tem previsão de conclusão e concretagem até o final de maio”, afirma a engenheira Bruna Carla, fiscal da obra.
Além disso, os trabalhos são executados pela JEA Construtora e Incorporadora, empresa que ganhou o processo licitatório para construção da escola com o valor de R$ 8.138.739,37, incluindo material, equipamentos e mão de obra. A obra civil deverá ser entregue em dezembro deste ano.
Infraestrutura completa
Com dois pavimentos, a escola terá no andar térreo dois berçários com vestiários e solário integrado, lactário, depósito, refeitório, despensa, cozinha, vestiário, recepção, secretaria, sanitários, almoxarifado, salas de diretoria, reuniões e orientadora, lavanderia e pátio interno com brinquedos. O playground no térreo contará com equipamentos recreativos de madeira como balanço, escorregador, gangorra dupla, casinha de boneca. E ainda casa Tarzan com rampa e escalada, escorregador, ponte e escada marinheiro, entre outros.
Ainda no mesmo andar haverá paisagismo, com jardim sensorial. No andar superior ficarão seis salas de aula com vestiário, brinquedoteca, sala dos professores, sanitários e uma sala multiúso. A escola contará com acessibilidade por meio de elevador, escadas com corrimãos e barras de apoio, e comunicação visual. Está prevista ainda climatização para toda a unidade. O projeto arquitetônico da escola é de autoria da Prodesan.
Sem interferências
É importante destacar que a obra não interfere no dia a dia da garotada, porque a escola funciona atualmente na Rua Santa Maria, 9, no mesmo bairro.
Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.