Avançam obras de revitalização de eixo turístico no Centro Histórico de Santos | Boqnews
Foto: Divulgação/PMS
19 de março de 2024

Avançam obras de revitalização de eixo turístico no Centro Histórico de Santos

As obras de revitalização do chamado eixo turístico do Centro Histórico de Santos, no Valongo, avançaram neste final de semana com o término dos serviços de concretagem do passeio acessível.

Sendo assim, com 150m de extensão e 3m de largura, nos dois lados da Rua Tuiuti, entre a Conde d’Eu e Frei Gaspar. Esse é o segundo trecho do pacote de obras realizadas pela Prefeitura.

Agora, a calçada do lado predial está 70% concluída e ganhará ainda 15% de revestimento em mosaico português, e igual porcentagem de acabamento em grama esmeralda.

“Também já começou a demolição do passeio entre as ruas Conde d’Eu e José Ricardo, onde também serão realizadas melhorias e ampliações na rede de drenagem”, explicou o engenheiro civil Hélio Santos Júnior, da Seserp (Secretaria de Serviços Públicos), responsável pela supervisão dos trabalhos.

O projeto beneficiará inicialmente 11.107,17m² da Tuiuti, entre o Largo Marquês de Monte Alegre e a Praça Barão do Rio Branco.

Desse modo, contemplando, na sequência, também as ruas do Comércio e Constituição (entre Xavier da Silveira e General Câmara).

A proposta é recuperar uma área degradada, dotando-a de espaços de convivência, lazer e contemplação; fonte interativa; lâmina d’água; playground; novos paisagismo e mobiliário urbano.

O objetivo principal da Administração é valorizar os aspectos culturais e históricos daquela região. Além de criar novos atrativos para visitantes e moradores, e estimular a economia local.

Para agilizar as obras e minimizar os transtornos, a Tuiuti teve divisão m quatro trechos: do Largo Marquês de Monte Alegre à José Ricardo, desta até a Frei Gaspar, depois até a Riachuelo, terminando na Praça Barão do Rio Branco.

O projeto da Prefeitura insere-se na readequação da mobilidade urbana, de forma integrada.

Dessa forma, tendo em vista o processo, em andamento, de implantação da segunda fase do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que atenderá ao Centro Histórico e à área do Mercado Municipal.

“A revitalização da Tuiuti também vai garantir acessibilidade plena e ambiência de uma área nas proximidades dos armazéns do porto e de bens tombados, a exemplo do Museu Pelé e do Museu do Café, em um processo de criação de um parque linear”, destacou o secretário Wagner Ramos, titular da Seserp.

Isso porque já está em andamento o projeto do Parque Valongo, que conta com recursos da iniciativa privada. E vai transformar áreas de antigos armazéns portuários, no Centro Histórico, em espaço de lazer, convivência e de atividades esportivas e culturais, com previsão de entrega desta fase até julho de 2024. As obras da primeira fase do projeto tiveram início em 21 de setembro de 2023.

Antigamente, a Tuiuti era denominada ‘rua da Praia’ – só em agosto de 1878 é que ela recebeu o nome atual. Portanto, em função da batalha relacionada à Guerra do Paraguai.

A título de referência ao passado, haverá ampliação dos passeios para que recebam, ao longo do trajeto, mobiliário e equipamentos alusivos à antiga rua da praia, à linha d´água. E com peças decorativas em forma de arco que remetem à arquitetura tradicional do local.

A rua ganhará guias em granito; passeios em concreto desempenado no padrão Calçada para Todos, dotados de faixas de piso em mosaico português nas cores branca, amarela e vermelha; grama de duas espécies; 25 ipês amarelos e 29 palmeiras da espécie jerivá.

Haverá a retirada e reassentamento de paralelepípedos, pavimentação em paralelepípedo retificado e polido e em lajota de concreto. Além de construção de calçadas em concreto armado para acesso de veículos, estacionamento para 15 veículos de passeio e vagas para carga/descarga.

Novidades

A Tuiuti terá um banco em concreto pigmentado com letras formando a palavra Valongo.

Dessa maneira, com destaque para a o ‘V’ e 29 bancos café (formato de meio grão de café, uma alusão à proximidade do museu desse produto). E outros 10 dotados de floreira, além de 10 bancos retos e oito curvos, oito paraciclos e 16 lixeiras.

A fiação das operadoras de telecomunicações será embutida e a iluminação contará com postes ornamentais no estilo republicano.

Portanto, com 4,50m de altura com dois difusores tipo lampião e lâmpadas de vapor de sódio com 250 Watts. Também haverá área ajardinada e canteiros, com grama dos tipos amendoim e esmeralda. E o plantio de 300 arbustos, 25 mudas de ipê-amarelo e 29 palmeiras da espécie jerivá.

Já o playground terá duas gangorras iluminadas e dois balanços. Assim como, um jogo de caça-palavras com o nome de pontos históricos do Centro, brinquedos a serem instalados no interior de arcos decorativos. Também haverá uma escultura com seis arcos de alturas diferentes, o maior com 2,34m e o menor, com 0,25m. Esse espaço será isolado da pista de tráfego por um gradil de ferro com 1,2m de altura, margeando por um jardim.

A fonte interativa contará com conjunto de 20 bicos dispostos em três círculos, com agrupamentos acionados por bombas. E um bico central, iluminação em LED e sistema de tratamento de água.

O sistema de drenagem terá ampliação, com recuperação de 25 bocas de lobo e construção de 13 novas, reconstrução de poços de visita; substituição de tronco coletor e de ramal de captação, além de limpeza e desobstrução.

Para completar, em frente ao Museu Pelé haverá construção de baias para ônibus de turismo e, na calçada do lado oposto, estacionamento para 15 caminhões.

A revitalização do eixo turístico do Centro Histórico possui prazo contratual de 18 meses (expira no primeiro semestre de 2025). E está a cargo da Pavisan, vencedora da concorrência pública.

As obras representam um investimento de R$ 9.973.022,65.

Portanto, sendo R$ 7.510.000,00 liberados pelo Dade (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), do governo estadual, e o restante do orçamento municipal.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Da Redação
Compartilhe:

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.