Bairro Campo Grande completa 119 anos na segunda (22) | Boqnews

Cidades

20 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Bairro Campo Grande completa 119 anos na segunda (22)

Um dos bairros com maior vocação residencial do município completa aniversário nesta segunda-feira (22). O Campo Grande chega aos 119 anos com bons motivos a comemorar. Aliando tranquilidade com uma ampla rede de serviços públicos e privados, o bairro é considerado completo pelos moradores, que juram não trocá-lopor nenhum outro canto da cidade. Um desses […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um dos bairros com maior vocação residencial do município completa aniversário nesta segunda-feira (22). O Campo Grande chega aos 119 anos com bons motivos a comemorar. Aliando tranquilidade com uma ampla rede de serviços públicos e privados, o bairro é considerado completo pelos moradores, que juram não trocá-lo
por nenhum outro canto da cidade.


Um desses exemplos é Manuel Gomes da Silva, de 80 anos, dos quais 30 morando no bairro. “Aqui temos tudo de bom. Acesso a supermercados, farmácia, condução farta”. “É um bairro muito sossegado. Uma beleza”, garante o aposentado Álvaro de Andrade,
que vive no local há 47 anos. O mesmo carinho pelo Campo Grande sente Nilton José de Carvalho, que mora desde que nasceu no bairro, há 66 anos e a oito se dedica à sociedade de melhoramentos.


“Temos uma excelente infraestrutura, sem problemas de asfalto, iluminação. Tivemos uma grande conquista com a urbanização na área da linha férrea, mas nosso principal motivo a comemorar é a tranquilidade do bairro, esse clima familiar”, diz Nilton.  O Campo Grande está localizado no quadrilátero entre as avenidas Pinheiro Machado,
Ana Costa, Carvalho de Mendonça e Francisco Glicério.


Numa área de 1.166.677 metros quadrados vivem mais de 28 mil moradores, de acordo com o último censo do IBGE (de
2000), sendo o quinto bairro mais populoso da cidade. Um de seus destaques é o comércio popular, variado. Entre os ícones está a Praiano – fábrica de biscoitos de polvilho, há 50 anos no número 120 da Rua Espírito Santo. “É uma satisfação ver que muita gente que vinha aqui desde pequeno, com seus pais, hoje traz os filhos”, conta Luciana Maria Teixeira Medeiros. A Praiano teve início com o seu avô.
       



Rede pública de serviços        


A prefeitura garante no bairro uma ampla rede de serviços, proporcionando melhor qualidade de vida. Um dos exemplos é o núcleo do Cemid (Centro Municipal de Inclusão Digital), inaugurado pela Seduc (Secretaria de Educação), em fevereiro deste ano. O espaço funciona na sede da sociedade de melhoramentos e atende a 64 alunos com o programa ‘Vovonauta’. 


Ainda na área de educação, há três escolas municipais atendendo quase dois mil alunos: Barão do Rio Branco, Olavo Bilac e Ayrton Senna da Silva. Além disso também é desenvolvido o ‘Escola Total’ no bairro, com atividades esportivas e culturais para as crianças no período inverso ao que frequentam a escola.


Dentro da área esportiva, a prefeitura entregou recentemente a reforma da quadra Ricardo Sampaio, onde oferece escolinha de futsal gratuitamente para a garotada. Além disso, proporciona na sede de melhoramentos ginástica localizada para mais de 70 pessoas acima dos 50 anos. Quanto ao transporte público, são oito linhas de ônibus operando no Campo Grande.


Na área de saúde, o bairro conta com a unidade básica, que realiza cerca de 6 mil procedimentos mensais, como vacinação, inalação, coleta para exames e curativos, além de consultas nas áreas de clínica médica, pediatra, ginecologia, odontologia e tratamento de tuberculose (enfermagem). A unidade também organiza grupos de gestantes, aleitamento materno, hipertensos e diabéticos, além da terapia comunitária. O bairro disponibiliza também um Núcleo de Apoio Psicossocial.



Além disso, o Campo Grande tem uma sociedade de melhoramentos atuante, com salões sociais e de jogos, e oferece serviços de barbeiro e odontologia a preços populares. A sede fica na Rua Marquês de São Vicente s/nº e funciona todos os dias, das 7h às 22h. Está programado um jantar dançante italiano para celebrar o aniversário no local, na sexta-feira (26). Os convites estão esgotados.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.