Bairro completa 120 anos | Boqnews

Cidades

19 DE JUNHO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Bairro completa 120 anos

Historicamente, até pelo boom do café, no começo do século passado, o comércio sempre teve o Centro como seu grande “ponto de encontro”,  enquanto o Gonzaga se pautava por sua característica de ser uma região mais residencial. Hoje, aproximadamente nove décadas depois, o bairro, que chega aos seus 120 anos neste domingo (21), sendo uma […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Historicamente, até pelo boom do café, no começo do século passado, o comércio sempre teve o Centro como seu grande “ponto de encontro”,  enquanto o Gonzaga se pautava por sua característica de ser uma região mais residencial. Hoje, aproximadamente nove décadas depois, o bairro, que chega aos seus 120 anos neste domingo (21), sendo uma das principais vias comerciais de Santos, preenchida por seus 1.250 estabelecimentos espalhados em seus quase 1,177 milhões de metros quadrados — o que representa uma loja a cada 942 metros quadrados, ou a cada décimo de um campo de futebol.

Como classifica a presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, Rosane Coimbra Martins Aguiar, que além de comerciante, é moradora do Gonzaga há 43 anos, o bairro é hoje a referência, em Santos, quando se fala em comércio. “Hoje, o Centro é um bairro mais empresarial, enquanto o Gonzaga adotou o papel de setor mais comercial, desde seu núcleo, na Praça (Independência), estendendo-se pela Avenida Ana Costa e pelas ruas que a cruzam”, explica.

A veia comercial do bairro, no entanto, nunca foi negada. Tanto que o próprio nome (Gonzaga) e a data escolhida para seu aniversário (21 de junho) ocorrem em alusão a um comerciante, chamado Antônio Gonzaga, dono de um bar situado na orla da praia, aberto em 1889, onde hoje se localiza o casarão da Caixa Econômica Federal,  há 120 anos.

Essa característica ganhou novo peso no fim dos anos 70, mais precisamente em 1977, quando foi inaugurado o Shopping Parque Balneário, e, anos depois, em 1987, com a chegada do Miramar Shopping. Até a conclusão do Praiamar, em 2000, eram os dois grandes centros de compras da Cidade, e foram responsáveis, conforme informações do site InvestSantos, por quadruplicar o número de lojas do local durante a década de 80.

Os dois redutos de compras do Gonzaga, que, juntos tem uma circulação mensal de 1,4 milhões de pessoas — de acordo com levantamentos dos próprios locais, contabilizam, sozinhos,  278 estabelecimentos de um bairro que se destaca pela variedade de opções comerciais, conforme relatório da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin), encaminhado à reportagem do Boqueirão. “Isso confirma que o Gonzaga é o bairro mais importante, no que diz respeito ao comércio, em Santos, até por abranger diferentes características do mercado”, define Rosane.

Segundo os dados, os escritórios são os que existem em maior quantidade, de forma absoluta, com 241 registros, seguidos dos salões de alfaiates e costureiros (203) e das clínicas de médicos e cirurgiões dentistas (195 cada). Essa presença de costureiros, aliás, tem razão de ser, visto que, dentro do comércio varejista, é justamente o ramo de vestimentas que é preponderante, com 92 estabelecimentos.

O número supera, por exemplo, à soma do total de perfumarias, artigos de viagem e bijuterias, que, juntas, atingem 40 lojas. O ramo da alimentação também é forte na área comercial, como prova o levantamento da Sefin. O bairro conta, por exemplo, com 39 restaurantes, 17 bares, 42 lanchonetes, 16 ambulantes, 8 pizzarias, 5 choperias, uma churrascaria, seis casas de suco, chá e sorveteria.

Auxílio

A variedade de opções acaba sendo um facilitador para os quase 25 mil moradores do bairro, especialmente àqueles que moram próximos à Praça Independência, consequentemente, às portas de praticamente todos os pontos comerciais do Gonzaga. Tanto é que é justamente nessa região que há uma considerável concentração de pessoas de idade mais avançada, especialmente em ruas como a Goitacazes e a Fernão Dias.

“Afinal, o senhor ou a senhora descem de seus apartamentos e tem à disposição o que precisam por aqui. Até por isso, é fácil viver no Gonzaga para quem está acostumado”, aponta a presidente do CDL Santos-Praia e moradora do local, opinião complementada pelo estudante Lucas Soares de Freitas Dantas, que há 21 anos reside no bairro: “E além da proximidade do comércio, tem ainda o fácil acesso à praia”.

Facilidades essas que, todavia, encontram alguma resistência em novos residentes, especialmente pela grande movimentação diária, tanto de pessoas pelas calçadas, como de veículos pela movimentada Ana Costa.

“Quem é mais novo, estranha o clima. Às vezes, é muito barulho, muita luz. A gente que mora há tempo já acostumou o ouvido. Eu, por exemplo, não conseguiria viver na Ponta da Praia, que é muito silenciosa”, diz Rosane.

Homenagens

Em alusão ao aniversário do Gonzaga, o CDL Santos-Praia, em parceria com a Prefeitura, promove neste sábado (20), das 13 às 18 horas, eventos em comemoração à data. Nas proximidades Boulevard Othon Feliciano, será realizada uma apresentação do Música no Gonzaga. Além disso, no local, haverá tendas do projeto Leia Santos  – Um Incentivo à Leitura, com livros, jornais, publicações infantis e varal de poesias, aberto ao público.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.