Bairro das peculariedades | Boqnews

Cidades

11 DE SETEMBRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Bairro das peculariedades

O campo residencial é hoje o principal foco do Embaré, bairro que nesta quarta-feira (16) completará 134 anos de existência. Atualmente, mais de 36 mil pessoas vivem no quadrilátero dividido pelos canais 4 e 5 — avenidas Siqueira Campos e Almirante Cochrane — e pelas também avenidas Bartolomeu de Gusmão (praia) e Afonso Pena (divisa […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O campo residencial é hoje o principal foco do Embaré, bairro que nesta quarta-feira (16) completará 134 anos de existência. Atualmente, mais de 36 mil pessoas vivem no quadrilátero dividido pelos canais 4 e 5 — avenidas Siqueira Campos e Almirante Cochrane — e pelas também avenidas Bartolomeu de Gusmão (praia) e Afonso Pena (divisa com Macuco), e que, ao todo, tem uma área de aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados.

O Embaré é o bairro com maior número de sublotes autorizados, segundo dados da Secretaria de Obras e Serviços (Seosp), avaliando números que variaram de 1998 até o ano passado, com 20.129 sublotes, ao todo. Se a análise for de crescimento nesses dez anos, o bairro cresceu 12,72% nesse sentido, situando-se atrás apenas da Ponta da Praia, que, no período em questão acresceu em 15,99% seu número de lotes. Ainda assim, o fato de se manter entre os locais com maior incidência de construções evidencia seu potencial condominial.

Tal colocação faz sentido quando se avalia a história do bairro. Sede de algumas das principais grandes chácaras do município no último século ao mesmo tempo em que, curiosamente, abriga outras moradias mais populares, como chalés — alguns deles ainda encontrados na Avenida Pedro Lessa, onde boa parte já se tornou estabelecimento comercial, o Embaré é um centro cada vez mais constante de novos empreendimentos imobiliários.

Para se ter uma ideia, segundo outro levantamento da Seosp, desde 2005 já foram aprovados 11 novos empreendimentos, ainda sem carta de habitação – ou seja, ainda sem moradores -, sendo nove deles a partir de 2007, e seis com mais de 20 pavimentos, o que evidencia qual a tendência para as novas moradias do bairro. Outras três construções (com 17, 18 e 22 andares), aprovadas desde 2006, já estão habitadas.

Trânsito
Alguns fatores colaboram para o aumento da procura pelo bairro, que pelo perfil das edificações novas e em construção, firma-se cada vez mais como um dos “nobres” de Santos. De acordo com informações da Prefeitura, houve, no ano passado, uma redução no número de acidentes de trânsito após a inserção de um monitoramento eletrônico na Rua Conselheiro Lafayete, no trecho entre as ruas Álvaro Alvim e Castro Alves.

Conforme as informações, nos 104 primeiros dias depois da implementação do sistema, houve uma redução de 57% no total de acidentes em relação ao mesmo período, mas anterior ao monitoramento. Tal fato, aliado à inauguração da ciclovia da Avenida Afonso Pena, que tem 40% de seus 4 mil metros situados na região, e que acabou efetuando a ligação entre os bairros limítrofes, reforça a posição do Embaré como um local propício para se morar.

Tortos
Mas uma das peculiaridades, ainda no que diz respeito à área da construção, são os prédios tortos da orla da praia de Santos, cujas construções de maior “destaque” situam-se bem próximas à famosa Igreja de Nossa Senhora Embaré, um dos pontos de referência do bairro. Famosos aos olhos de visitantes, tais prédios são decorrentes de fundações pouco profundas, de um período que variou dos anos 40 aos 60.

Conta a história da Cidade que as fundações eram apoiadas na areia, que, embora mais resistente, não possuía muita profundidade. Com isso, as camadas abaixo da areia, de argila marinha (30 a 40 metros) graças ao peso das construções, causaram os conhecidos desvios.

De acordo com a Prefeitura, a Secretaria de Obras e Serviços está desenvolvendo um Programa de Estudos dos Prédios Inclinados (Pepi), que prevê o levantamento topográfico para constatação de que prédios estão efetivamente tortos na faixa da praia. O trabalho, que ainda não foi concluído, abordará a situação do edifício na quadra, analisará a foto da edificação, utilizará planilha de pesquisa, terá base nos dados topográficos e nas plantas do pavimento térreo e dos apartamentos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.