Baixada registra cerca de 1310 casos de violência contra deficientes | Boqnews
Foto: Divulgação

Violência

09 DE NOVEMBRO DE 2015

Siga-nos no Google Notícias!

Baixada registra cerca de 1310 casos de violência contra deficientes

Nesta terça (10), das 8h30 às 16h30, acontece no Guarujá o Encontro Regional sobre Violência contra Pessoas com Deficiência

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

violencia01Amanhã, das 8h30 às 16h30, acontece no Guarujá o Encontro Regional sobre Violência contra Pessoas com Deficiência na Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), localizada na Avenida Dom Pedro I, 3300 – Enseada. O evento irá debater sobre violência contra pessoas com deficiência ao trazer dados expressivos da região da Baixada Santista que registrou 1311 ocorrências no período de maio de 2014 a agosto de 2015.

Na oportunidade, serão apresentadas as ações do Programa Estadual de Prevenção e Combate à Violência contra Pessoas com Deficiência, como a implantação da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência e a inserção de um campo específico para identificar se a vítima apresenta algum tipo de deficiência nos Boletins de Ocorrência. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do link http://encontro.regional.sedpcd.sp.gov.br.

O Encontro Regional sobre Violência contra Pessoa com Deficiência tem o objetivo de reunir educadores, assistentes sociais, profissionais da saúde, policiais civis e militares, representantes da justiça e de diferentes conselhos de direitos (tutelar, segurança, idosos, pessoas com deficiência). Serão abordados temas como “Garantia de direitos da pessoa com deficiência como forma de prevenção e enfrentamento às violências”, “Características da violência contra as pessoas com deficiência”, “Lei de Cotas: Mitos e verdades sobre a inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho”, “A importância do trabalho em rede no enfrentamento à violência e violações de direitos”. Ainda este ano, o Governo do Estado promoverá 5 Encontros Regionais sobre Violência contra Pessoa com Deficiência.

Implantada em junho de 2014, a Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência atende casos de discriminação e outros crimes em que a presença de deficiência caracterize agravante, tornando a vítima mais vulnerável.  Sua atuação não se restringe ao trabalho policial, pois também orientar sobre direitos e encaminhar as vítimas para serviços de proteção social. No mesmo período, todo Registro Digital de Ocorrência – mais conhecido como B.O. – feito em uma delegacia de polícia passou a ter um campo específico para identificar se a vítima apresenta algum tipo de deficiência.

A iniciativa visa tornar o atendimento policial mais especializado, nos moldes do que já acontece com outros públicos, como as mulheres, idosos e turistas. A mudança também reforça a determinação de retirar o véu de invisibilidade que pairava sobre o tema. Só no segundo semestre do ano passado, a polícia paulista contabilizou mais de 14 mil boletins de ocorrência registrando crimes cometidos contra pessoas com deficiência.

A intenção é alcançar diretamente 5.200 servidores que deverão ser difusores desse conhecimento junto às suas áreas de atuação. O objetivo final é estimular a formação de uma rede de proteção social, que aja em conjunto e de forma articulada para enfrentar uma questão que vai muito além de um problema exclusivamente policial.


SERVIÇO

Encontro Regional sobre Violência contra Pessoas com Deficiência no Guarujá
Data: 10/11/15

Horário: das 8h30 às 16h30
Local: Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp)
Endereço: Avenida Dom Pedro I, 3300 – Enseada – Guarujá/SP
Entrada gratuita

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.