Banco de sangue da Baixada Santista convoca doadores para aumentar estoque | Boqnews
Homem doa sangue. Estoques caem nesta época do ano, justamente quando aumenta o fluxo de população flutuante no litoral. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Baixada Santista

22 DE SETEMBRO DE 2020

Banco de sangue da Baixada Santista convoca doadores para aumentar estoque

Hemonúcleo precisa de doações de todos os tipos sanguíneos, especialmente dos grupos Rh positivo e Rh negativo

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O Hemonúcleo de Santos convida voluntários para doar sangue e ajudar a aumentar os estoques, que estão abaixo do ideal. De acordo com a instituição, as doações caíram cerca de 60% apenas neste segundo semestre. Até a metade deste mês, a unidade coletou somente 246 bolsas – o necessário para manter o abastecimento regular são 570 bolsas.

Vale destacar que o Hemonúcleo de Santos é responsável por fornecer sangue para os serviços de saúde de Mongaguá, Bertioga e São Vicente.  O espaço recebe demandas diárias de transfusões do Hospital Guilherme Álvaro, principalmente os pacientes oncológicos e de onco-hemato.

“Estamos com estoque crítico para todos os tipos sanguíneos, principalmente o Rh positivo e todos os Rh Negativos [A, B, AB e O]”, alerta a médica Renata Russo, do Hemonúcleo de Santos.

A capacidade do posto é de 1.425 doadores por mês, com média mensal de 500 doadores por mês. Por isso, é necessário o apoio da população da Baixada para manter o abastecimento e fornecimento à rede. “A doação de sangue é fundamental para mantermos a reposição constante do estoque e conseguirmos manter a assistência”, afirma a médica.

Doação segura

A Hemonúcleo de Santos adotou todos os critérios estabelecidos para segurança dos doadores como reforço na desinfecção dos ambientes, desinfecção das cadeiras a cada troca de doador, EPIS para os colaboradores, álcool gel e o uso de máscara, que é obrigatório.

Para realizar a doação:

– A pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos (se for menor de idade, só com autorização dos pais e responsáveis).
– Estar com a saúde em dia.
– Pesar, no mínimo, 50 kg.
– Apresentar um documento original, com foto.
– Não ter ingerido bebida alcoólica no mínimo 12 horas antes da doação.

“É muito importante que as pessoas que chegam para doar sangue estejam cientes dos impedimentos temporários e definitivos”, enfatiza Sandra Esposti, médica hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue.

O Hemonúcleo de Santos – Colsan está situado na Rua Oswaldo Cruz, 197. O atendimento é realizado de segunda-feira a sábado, das 8h às 12h30 (exceto feriado).

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.