Guarujá

Barreiras impedem o acesso de mais de mil veículos no final de semana em Guarujá

Bloqueios acontecem de sexta-feira a domingo e estão montados em seis pontos, tanto nas entradas do Município quanto nas travessias de balsas de Santos e de Bertioga

29 de julho de 2020 - 10:46

Da Redação

Compartilhe

No último final de semana, 1.027 veículos foram impedidos de entrar em Guarujá. As barreiras sanitárias foram implantadas no dia 21 de março, pelo decreto municipal 13.569, como forma de enfrentamento à pandemia da Covid-19, e já barrou mais de 40 mil carros. Com a entrada na fase amarela, elas passaram a funcionar apenas de sexta-feira a domingo.

Os bloqueios permanecem montados em seis pontos, tanto nas entradas do Município quanto nas travessias de balsas de Santos e de Bertioga. Na sexta-feira (24), 125 visitantes retornaram, no sábado (25) foram 844 veículos e no domingo (27), 58 carros foram impedidos de entrar no Município.

As vias totalmente bloqueadas com estruturas de concreto (tipo New Jersey), sem acesso à Cidade são: R. Waldomiro Macário (acesso aos prédios da Dow Química) e a Via Fassina (acesso ao Porto de Granéis e demais empresas).

Existem, ainda, barreiras sanitárias de fiscalização, que estão na Av. Áurea Gonzales Conde (acesso a Vicente de Carvalho), R. Idalino Pinez (R. do Adubo – acesso exclusivo de caminhões e ao Porto), Av. Vereador Lydio Martins Correa (acesso à Enseada e Morrinhos) e Rodovia Cônego Domênico Rangoni (na entrada principal da Cidade). Há, também, barreiras do tipo nas saídas das travessias de balsas de Santos e Bertioga.

Acesso

Para acessar a Cidade, as exigências serão as mesmas, ou seja, apenas veículos cujos ocupantes apresentem comprovantes de residência no Município ou de exercício de atividades essenciais na Cidade. Já aqueles que tiverem reservas em hotel, setor que já retomou as atividades, precisam apresentar o voucher comprovando a hospedagem.

Aqueles que se recusarem estarão sujeitos à apreensão dos veículos e, caso seja necessário, poderão ser encaminhados à Delegacia de Polícia nos termos da lei penal vigente no país.

Praias

A Guarda Civil Municipal mantém o patrulhamento diário na orla da Cidade para coibir as aglomerações.  Só neste final de semana, a GCM realizou 464 orientações relativas à covid-19.

Denúncias relativas ao descumprimento dos decretos municipais e normas estipuladas para o controle e combate à pandemia da covid-19 podem ser feitas pelo telefone 153. A ligação é gratuita e o serviço é 24 horas.

LEIA TAMBÉM: