Base Móvel da Guarda Civil Municipal deve começar a funcionar em novembro | Boqnews
Foto: Divulgação/PMSV

São Vicente

31 DE OUTUBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Base Móvel da Guarda Civil Municipal deve começar a funcionar em novembro

Unidade doada pelo Ministério da Justiça ajudará no combate à violência

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Um importante reforço no combate à violência foi entregue oficialmente nesta quinta-feira (30) à Guarda Civil Municipal (GCM). São Vicente agora conta com uma base móvel para policiamento comunitário, doada pelo Governo Federal. A cerimônia contou com a presença do prefeito Luis Cláudio Bili; autoridades civis e militares; secretários e representantes da comunidade. Bili destacou a importância da parceria do Município com as Polícias Civil e Militar para diminuir a criminalidade.

Segundo o comandante geral da GCM, Antonio das Mercês Guimarães, o equipamento deve começar a funcionar dentro de 15 dias, após treinamento da equipe. O trabalho contará com a participação da Polícia Militar (PM). O coordenador operacional do 39º Batalhão da PM, Major Maurício Izumi, lembra que a ”novidade contribuirá no atendimento de vários tipos de ocorrências, desde social, até criminal”.

Base Móvel
A iniciativa faz parte do Programa Crack, é possível vencer, do Ministério da Justiça. A base móvel, no valor de R$ 830 mil, dará suporte às ações de patrulhamento nas cenas de venda e consumo de crack e outras drogas. É equipada com sete câmeras, uma delas, com alcance de 1.200 metros, instalada em um mastro com 20 metros de altura. A princípio, a central móvel de monitoramento funcionará durante as 24 horas nas orlas do Gonzaguinha e Itararé, e Centro da Cidade.

Em junho, a Cidade recebeu do Governo Federal dois automóveis equipados e caracterizados, duas motos de 300 cilindradas, 50 pistolas de condutividade elétrica, além de 600 cartuchos e 300 sprays de pimenta. 40 homens da corporação participaram de um Curso de Polícia Comunitária. O objetivo é prevenir o uso de drogas, cuidar dos dependentes químicos e traçar estratégias e ações de combate ao tráfico e crime organizado.

GCM
Criada em 2004, a Guarda Civil Municipal (GCM) conta com 203 integrantes que compõem os pelotões Canil, Ambiental, ROTAM – ronda com motocicletas; Comercial e de Choque, implantados pela atual administração.

A principal função é proteger o patrimônio público, com um trabalho preventivo, patrulhando a Cidade para coibir furtos e consumo de drogas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.