Batismos, crismas e casamentos estão liberados nas igrejas católicas da Baixada | Boqnews
Foto: Divulgação

A partir de 3ª feira

31 DE AGOSTO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Batismos, crismas e casamentos estão liberados nas igrejas católicas da Baixada

Nos casamentos, as alianças deverão ser manipuladas exclusivamente pelos noivos e as mãos deverão ser higienizadas antes de cada assinatura.

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir desta terça (1), voltam a ser liberadas atividade religiosas e pastorais nas igrejas católicas da Baixada Santista, incluindo batismo, crismas e casamentos.

Em comunicado, o bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa levou em consideração alguns fatores que permitiram a volta destas atividades, seguindo as normas de higiene e de distanciamento iguais às previstas para  a celebração das missas, conforme as recomendações das autoridades.

Por exemplo, como o uso de máscaras entre os presentes às celebrações, além de pontos de álcool gel para os fiéis.

Conforme o documento, a diminuição da contaminação pelo covid-19; a experiência positiva com a retomada das celebrações da Eucaristia desde o dia 14 de julho e a necessidade de aprofundamento e vivência da fé em meio às dificuldades e carências de um tempo de pandemia contribuíram para a decisão.

A despeito da abertura destas atividades, várias normas serão implementadas nas paróquias para garantir a segurança de todos.

Como, por exemplo, a ausência do contato físico nas celebrações, como batismo e casamentos.

 

Batismo de crianças

Para o sinal da cruz, nos ritos de acolhida, o padre traçará uma cruz diante de cada batizado, sem contato físico, o mesmo sendo feito pelos pais – e não os padrinhos, exceto se coabitem com a criança batizada.

Outra novidade é que em cada celebração do batismo, haverá troca de água.

A concha poderá ser reaproveitada, após higienização a cada batismo.

Na crisma, o padre também usará algodão embebido, sem tocar em qualquer parte do corpo da (o) crismanda (o).

Os padrinhos também não poderão ter contato físico com os crismandos.

Já as regras da primeira comunhão terão as mesmas restrições e condicionamentos da Missa dominical.

Caso os pais desejem, eles podem, de acordo com o pároco, fazê-la com pequenos grupos, em uma missa dominical, sem excluir uma posterior participação em celebração mais solene.

 

Casamentos

Os casamentos seguem as regras das missas dominicais, com distanciamento nos assentos, por exemplo, diminuindo a capacidade de convidados no local, especialmente em igrejas pequenas.

As alianças deverão ser manipuladas exclusivamente pelos noivos e as mãos deverão ser higienizadas antes de cada assinatura.

Já as atividades pastorais, como reuniões, retiros e demais iniciativas, seguirão as regras previstas pelas autoridades sanitárias.

Por sua vez, peregrinações, procissões, festas (como de Nossa Senhora do Monte Serrat), romarias, concentrações religiosas, acampamentos permanecem suspensas.

 

 

 

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.