Bike Santos completa cinco milhões de viagens realizadas | Boqnews
Foto: Arquivo/PMS

Trânsito

06 DE MARÇO DE 2025

Siga-nos no Google Notícias!

Bike Santos completa cinco milhões de viagens realizadas

Sistema tem mais de 300 mil cadastros e média mensal de 42 mil viagens

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

O sistema de bicicletas compartilhadas Bike Santos celebra um marco histórico ao completar cinco milhões de viagens realizadas desde o lançamento em 2012. Essa conquista ressalta o sucesso do serviço, que tem transformado a mobilidade urbana na Cidade e promovido um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Com 43 estações, sendo 39 destinadas a adultos e quatro para crianças, mais de 300 mil cadastros e média mensal de 42 mil viagens, o sistema evidencia não apenas eficiência e praticidade, mas também o papel fundamental que desempenha no cotidiano dos cidadãos.

Relatório

Segundo relatório da Serttel, empresa que opera o serviço, hoje 34% dos usuários têm idade entre 26 e 35 anos; 23% têm de 36 a 45 anos; 22%, de 18 a 25; e 22% das pessoas são maiores de 45 anos.  Os horários de pico indicam alta demanda entre 16h e 20h, período que concentra 33,83% das viagens, evidenciando a relevância do serviço para o deslocamento diário e confirma que em Santos, a maioria dos deslocamentos com as bicicletas compartilhadas é realizada por estudantes e trabalhadores, reforçando sua importância para a mobilidade urbana.

“O crescimento do uso de bicicletas compartilhadas reflete a necessidade de alternativas sustentáveis e eficientes para a mobilidade urbana. O Bike Santos tem se mostrado uma solução essencial para reduzir congestionamentos e oferecer mais opções de deslocamento na Cidade. As viagens realizadas até o momento evitaram a emissão de mais de duas mil toneladas de CO2, contribuindo significativamente para a diminuição das emissões de carbono na cidade”, afirma Murilo Barletta, diretor de Transportes Urbanos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

Fluxo

A análise dos ‘raios-X’ do serviço aponta que as estações localizadas em áreas estratégicas – especialmente nas proximidades da orla, centros comerciais e principais vias de acesso – registram os maiores índices de fluxo. As estações com maior número de retiradas de bicicletas são 12 – Gonzaga, 1 – Emissário (José Menino) e 6 – Fonte do Sapo (Aparecida).

Para garantir o funcionamento contínuo do sistema, há uma rotina operacional diária, das 6h às 23h, que inclui manutenção das estações e das bicicletas, além da logística de remanejamento das bikes. Recentemente, houveram melhorias para resolver questões frequentes, como a utilização de pneus maciços, que diminuem a possibilidade de furos, e a inserção de esticadores que evitam quedas da corrente, aumentando o conforto e a segurança durante o uso.

“O marco de cinco milhões de viagens reflete a importância de oferecermos um serviço eficiente e acessível à população. O compromisso com a mobilidade sustentável e a confiança dos usuários são fundamentais para o sucesso do Bike Santos”, destaca Renan Borsatto, gerente de operações da Serttel.

Além disso, o programa Bike Santos tem gerenciamento pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), operado pela Serttel e desenvolvido em parceria com a Unimed Santos e o Sicoob Unimais Metropolitana.

 

Confira as notícias do Boqnews no Google News e fique bem informado.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.