Bituqueiras serão instaladas em Santos no mês que vem | Boqnews
Foto: Divulgação Brasil tem queda no número de fumantes

Limpeza

30 DE JULHO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Bituqueiras serão instaladas em Santos no mês que vem

Os equipamentos serão instalados a partir da segunda quinzena de agosto

Por: PMS
Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A partir da segunda quinzena de agosto, centenas de bituqueiras para descarte de cigarros começam a ser instaladas na cidade. Somente nos pontos de ônibus com abrigo serão 451 equipamentos implantados até o final do ano. Mas a prefeitura irá ampliar os locais atendidos.

Calçadas em frente a estabelecimentos comerciais com grande circulação de pedestres, bem como áreas públicas próximas de faculdades, edifícios comerciais e supermercados passam por análise da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp). Praças públicas também podem ser contempladas. A implantação faz parte da Campanha Cidade sem Lixo.

A Seserp trabalha na produção das primeiras unidades, que serão instaladas nas principais avenidas. Feito em aço galvanizado, em formato de um grande cigarro, o equipamento permitirá a coleta e destinação adequada do material descartado. Outra opção em estudo é a confecção das bituqueiras em polipropileno (termoplástico reciclável, derivado do propeno ou propileno), por ser um material mais econômico.

Fiscalização
Um dos principais materiais descartados nas ruas, as bitucas de cigarro produzem grande prejuízo ao meio ambiente, podendo levar até dois anos para se decompor. A prefeitura calcula que diariamente um milhão é produzido, sendo boa parte descartada pelas ruas. O ‘Cidade sem Lixo’ prevê a multa de R$ 150 para o descarte irregular em vias públicas. A fiscalização está a cargo da Secretaria de Finanças (Sefin), Guarda Municipal e CET.

Depoimentos
“Acho ótima a instalação das bituqueiras porque é preciso manter a cidade limpa. O mesmo deve ser feito com quem não recolhe as fezes dos cachorros”, Luzinete Mascarenhas, professora, 50 anos, moradora do Saboó.

“A ação é válida porque é uma falta de higiene jogar lixo na rua. No prédio onde eu moro, costumo conversar com as pessoas para que não façam isso”, Rute de Souza Oliveira, diarista, 43 anos, moradora de Cubatão.

“Sou a favor de toda ação que gere limpeza. É uma questão de educação da população, que precisa ter essa conscientização, nem que seja para doer no bolso”, Gilberto Julião Rodrigues, empresário, 64 anos, morador do Boqueirão.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.