Boa comida, com geração de renda | Boqnews

Cidades

30 DE JANEIRO DE 2009

Siga-nos no Google Notícias!

Boa comida, com geração de renda

No próximo dia 14 de fevereiro, o Morro da Nova Cintra ganhará mais um empreendimento  gastronômico. O restaurante Barrote terá, entre suas especialidades, carnes e peixes grelhados na brasa, dentre outros pratos parte da culinária portuguesa.  Apesar de ser o primeiro restaurante do típico  naquela região, a novidade do espaço está  longe de ser a […]

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

No próximo dia 14 de fevereiro, o Morro da Nova Cintra ganhará mais um empreendimento  gastronômico. O restaurante Barrote terá, entre suas especialidades, carnes e peixes grelhados na brasa, dentre outros pratos parte da culinária portuguesa.  Apesar de ser o primeiro restaurante do típico  naquela região, a novidade do espaço está  longe de ser a culinária.

O restaurante tem, como objetivo principal, dar ocupação à comunidade local e ensinar algumas profissões do mercado de trabalho. “Convocaremos cerca de 15 aprendizes para atuar na cozinha, copa e salão. Eles terão a oportunidade de aprendem com os profissionais que atuarão no restaurante”, diz o chefe de cozinha José Paiva, que desenvolve o projeto em parceria com a Paróquia São João Batista. De acordo com Paiva, após se especializarem, os aprendizes serão encaminhados ao Sindicato dos Empregados Hoteleiros da Baixada Santista, para uma oportunidade no mercado de trabalho. “Quando já estiverem preparados profissionalmente, o Sindicato estará com os dados desses aprendizes para encaminhá-los à vagas de emprego”, explica.

Os aposentados também terão seu espaço. Eles vão atuar em vagas consideradas não profissionais, como a de limpeza de alimento e também louças. “É uma chance de envolver os aposentados, que às vezes não encontram uma atividade, na comunidade”, diz.

Projeto
O espaço, localizado em frente à Paróquia São João Batista era utilizado pela igreja com aulas gratuitas. No preparar a comunidade para o mercado de trabalho e gerar renda, o local foi transformado num restaurante profissional.“Naquele espaço desenvolvemos aulas de Yoga, Ginástica Olímpica, Crochê e pintura. Todas ministradas por pessoas da comunidade”, diz o padre da Paróquia, Valfran dos Santos.







Os idealizadores do projeto: o chefe de cozinha, José Paiva e o padre Valfran dos Santos.
Os idealizadores do projeto: o chefe de cozinha, José Paiva e o padre Valfran dos Santos.


De acordo com ele, as aulas terão continuidade durante os dias da semana, já que o restaurante funcionará aos sábados e domingos.“A intenção é chamar atenção das pessoas que vão frequentar o restaurante para que elas participem do projeto ”, comenta o padre. “Também queremos valorizar a paisagem, já que o restaurante fica próximo à Lagoa da Saudade”, completa.

Segundo ele, o projeto visa profissionalizar o jovem da região. “Queremos ocupar os jovens da comunidade da Nova Cintra que, sem perspectivas, ficam nas ruas”, analisa. O restaurante oferecerá, também, refeições gratuitas aos domingos para famílias que estão na listagem da Pastoral da Criança. “Essas famílias são do Morro da Nova Cintra”, lembra. Toda a renda do restaurante Barrote será revertida para a Paróquia, que investirá em projetos para a comunidade local.

Serviço
O restaurante fica à rua Praça Guadalajara, s/nº , em frente a Paróquia São João Batista. O espaço funcionará apenas durante finais de semana. Aos sábados, contará com música ao vivo e abrirá as portas a partir das 18h. Aos domingos, a partir das 11h.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.