Bonde 38 volta a Santos 40 anos após último passeio | Boqnews
12 de abril de 2011

Bonde 38 volta a Santos 40 anos após último passeio







Foto: Anderson Bianchi/Divulgação-PMS
Foto: Anderson Bianchi/Divulgação-PMS
A cidade recebeu mais um exemplar de bonde para reforçar seu acervo que agora soma 12 veículos. O carro de prefixo 38 que já pertenceu à frota santista voltou à cidade no final de fevereiro, e agora figura como futuro integrante da linha turística que percorre o Centro Histórico.


A equipe de manutenção da CET já prepara a restauração. Em bom estado de conservação, tem capacidade para transportar 42 passageiros sentados e é idêntico ao bonde camarão; porém, hoje ele está aberto. A ideia é transformá-lo em reboque, para depois passar por um processo de eletrificação.


O veículo circulou em Santos entre 1912 e 1971 e, nos últimos tempos estava em exposição no Memorial do Imigrante, em São Paulo. Foi cedido à prefeitura em comodato pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.


Para o diretor administrativo da entidade, Carlos Alberto Rollo, “a proposta é dar um final feliz para um bonde que, por tantos anos fez a alegria de turistas e principalmente crianças naquele local”. Tem carroçaria nacional e truck escocês. O motor passou por adaptação e hoje é movido a gasolina.


A equipe de restauração da CET já reconstruiu cinco bondes e um reboque. Este é o 12º veículo do acervo santista, que possui exemplares nacionais e originários de Portugal, Itália, Estados Unidos e Escócia. Santos tem atualmente um verdadeiro Museu Vivo, que proporcionam inclusive acesso a cadeirantes.


Revitalização


Este ano completa 102 de história do bonde elétrico em Santos (funcionou de outubro de 1871 a fevereiro de 1971). A linha turística hoje em funcionamento tornou-se um dos principais indutores do programa de revitalização do Centro Histórico e transporta mais de 100 mil pessoas por ano.


Criada em setembro de 2000, originalmente com 1,7 km de extensão, ganhou mais 1,2 km em abril de 2009, durante as comemorações do centenário do bonde elétrico, e a partir de dezembro de 2009 mais 2,1 km.


Pelos 5 km de passeio são contemplados 40 pontos de interesse turístico, histórico e cultural. Entre os novos pontos contemplados destacam-se as belezas arquitetônicas e as curiosidades da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Palácio Saturnino de Brito, Monte Serrat, Fonte do Itororó, prédio do Castelinho, Sociedade Humanitária, Catedral de Santos e Teatro Coliseu.


O passeio é feito de terça a domingo, das 11h às 17h, com embarque na Estação Buck Jones, na Praça Mauá. A passagem custa R$ 5,00, mas crianças de até 5 anos não pagam. Até 12 anos e maiores de 60 pagam metade.

Da Redação
Compartilhe:
✕

Quem Somos

Boqnews.com é um dos produtos da Enfoque Jornal e Editora, que edita o Boqnews, jornal em circulação em Santos, no litoral paulista, desde 1986.

Fundado pelo jornalista Jairo Sérgio de Abreu Campos, o veículo passou a ser editado pela Enfoque desde 1993, cujos sócios são os jornalistas Humberto Challoub e Fernando De Maria dos Santos, ambos com larga experiência em veículos de comunicação e no setor acadêmico, formando centenas de gerações de jornalistas hoje atuando nos mais variados veículos do País e do exterior.

Seguindo os princípios que nortearam a origem do Jornal do Boqueirão nos anos 80 (depois Boqueirão News, sucedido pelo nome atual Boqnews) como veículo impresso, o grupo Enfoque mantém constante atualização com as novas tendências multimídias garantindo ampliação do leque de conteúdo para os mais variados públicos diversificando-o em novas plataformas, mas sem perder sua essência: a credibilidade na informação divulgada.

A qualidade do conteúdo oferecido está presente em todas as plataformas: do jornal impresso ou digital, dos programas na Boqnews TV, como o Jornal Enfoque - Manhã de Notícias, e na rádio Boqnews, expandido nas redes sociais.

Aliás, credibilidade conquistada também na realização e divulgação de pesquisas eleitorais, iniciadas em 1996, e que se transformaram em referência quanto aos resultados divulgados após a abertura das urnas.

Não é à toa que o slogan do Boqnews sintetiza o compromisso do grupo Enfoque com a qualidade da informação: Boqnews, credibilidade em todas as plataformas.

✕

Expediente

Boqnews.com é parte integrante da Enfoque Jornal e Editora (CNPJ 08.627.628/0001-23), com sede em Santos, no litoral paulista.

Contatos - (13) 3326-0509/3326-0639 e Whatsapp (13) 99123-2141.

E-mail: [email protected]

Jairo Sérgio de Abreu Campos - fundador / Humberto Iafullo Challoub - diretor de redação / Fernando De Maria dos Santos - diretor comercial/administrativo.

✕

Atenção

Material jornalístico do Boqnews (textos, fotos, vídeos, etc) estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610 de 1988). Proibida a reprodução sem autorização.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.