Boqnews é ferramenta pedagógica em escola municipal | Boqnews
Foto: Francisco Arrais/PMS/Secor

Educação

28 DE NOVEMBRO DE 2014

Siga-nos no Google Notícias!

Boqnews é ferramenta pedagógica em escola municipal

A iniciativa é desenvolvida durante o ano na aula de Língua Portuguesa da professora Elaine Feitosa

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

Os alunos do 8º ano B da escola Mário de Almeida Alcântara (Valongo) utilizam o jornal Boqnews, distribuído nas unidades municipais de ensino de Santos, como uma das ferramentas pedagógicas do projeto Entrevista na Escola. A intenção é ensinar o que é a entrevista e seus vários tipos.

Ela destacou que os jornais são fonte permanente de aprendizado, daí a importância de utilizá-los em sala para explicar a teoria e debater temas relevantes. Na aula da última quarta-feira (26), por exemplo, os alunos discutiram a entrevista informativa Desafios Culturais, com o secretário de Cultura de Santos, Raul Christiano, da última edição do Boqnews, de 22 e 23 de novembro.

O texto aborda os desfiles de escolas de samba, o Plano Municipal de Cultura, a reforma da biblioteca Mário Faria, entre outros itens. Elaine também comentou sobre a Semana da Cultura, realizada recentemente. Leonardo Paiva da Silva, de 14 anos, gostou do debate e disse que ler o jornal abre os horizontes pela variedade de assuntos. A mesma opinião é compartilhada por sua colega Marina Teles Santos, 13.

boqnewsnaescola

Euline Conceição, 14, é uma das parlamentares do projeto Câmara Jovem. “O ‘Entrevista na Escola’ me fez ter outra visão da sociedade, como em relação à política. Podemos usá-la para fazer coisas boas, não é só corrupção.” Ela pretende ser advogada e afirmou que estar bem informada é fundamental. “Ler e debater o jornal ajudará até no vestibular”.

O Entrevista na Escola é um dos 22 finalistas da sexta edição do Prêmio Educador Santista, promovido pela Secretaria de Educação, que irá selecionar seis experiências educativas de qualidade para sua valorização e divulgação. O resultado será conhecido no dia 9 de dezembro, 19h, no Clube Vasco da Gama.

Conhecendo quem sou
A parte do projeto que os alunos mais gostaram foi uma entrevista estilo ping-pong (perguntas e respostas) que fizeram na classe uns com os outros, tendo como foco a vida de cada um, como se autodefinem, o que gostam de fazer, como é o convívio familiar, entre outras que revelam os vários perfis.

As entrevistas viraram um livreto e um vídeo. “Além da aula teórica e da entrevista, fomos também à redação do Diário Oficial do município”, declarou Elaine. O projeto incluiu, ainda, visita ao Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

Para Stefhany Martines, de 15 anos, que gosta de ler e acredita que escreve corretamente, a experiência foi positiva. “Sei muito mais agora sobre a colega que entrevistei.”

Dasmila Mauriz, de 14, também gostou do projeto. “Eu não conhecia este gênero e adoro escrever”, afirmou. Ela ganhou, em setembro, em primeiro lugar, na categoria conto, o concurso ‘Semeando Escritores e Artistas, Revelando Talentos’ (SEART), destinado aos alunos de 5º ao 9º ano da rede municipal, em parceria com o Rotary Club de Santos e a Secretaria de Educação de Santos.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.