Cadeia Velha de Santos contará com Oficinas Culturais | Boqnews
Nando Santos

Cultura

22 DE MAIO DE 2017

Siga-nos no Google Notícias!

Cadeia Velha de Santos contará com Oficinas Culturais

O convênio com a Prefeitura de Santos, no valor de R$ 214.656,00, será assinado ainda este mês e prevê a realização de 86 atividades até o final de 2017.

Por: Fernando De Maria

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}
Espaço será compartilhado em atividades culturais e a nova sede da Agência Metropolitana

Espaço será compartilhado em atividades culturais e a nova sede da Agência Metropolitana. Foto: Nando Santos/Arquivo

O Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, José Luiz Penna, anunciou nesta segunda-feira (22) que a Cadeia Velha de Santos voltará a receber as Oficinas Culturais. O convênio com a Prefeitura Municipal de Santos, no valor de R$ 214.656,00, será assinado ainda este mês e prevê a realização de 86 atividades até o final de 2017.

Dando continuidade ao histórico uso cultural da Cadeia Velha, Penna também anunciou que algumas salas no andar térreo serão disponibilizadas para a comunidade local, que realizará atividades de diversas linguagens artísticas, como dança e circo.

Dessa forma, a Cadeia Velha funcionará também no período noturno, durante a semana, e aos sábados e domingos, em horário a ser divulgado em breve. Os agendamentos para uso das salas serão feitos pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), que terá sua sede transferida para o primeiro andar do prédio em junho.

Projeto Guri

Em operação na Cadeia Velha desde março, o polo já conta com 199 alunos que estudam percussão, violão, iniciação musical, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e coral juvenil. Atendendo uma demanda da população santista, o projeto passará por uma inédita ampliação na cidade: o polo do Sambódromo, na Zona Noroeste, voltará a funcionar no segundo semestre.

Os cursos que serão oferecidos ainda estão sendo definidos. Dessa forma, Santos passará a ter dois polos do Projeto Guri, o que resultará em uma maior oferta de vagas e cursos para crianças e adolescentes da cidade.

Agem

Responsável pela integração e planejamento de políticas públicas de interesse comum aos nove municípios da região, a AGEM pretende intensificar as ações culturais regionais quando iniciar as atividades na nova sede, que ocupará o primeiro andar da Cadeia Velha. Essa transferência está inserida em uma política de contenção de despesas que visa adequar a administração pública estadual para o enfrentamento da crise econômica.

O compartilhamento da gestão e dos custos de manutenção do edifício, portanto, ocorrem entre a própria AGEM, a Secretaria da Cultura do Estado e a Secretaria Municipal de Cultura, por meio de convênio entre as pastas.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.