Santos

Calçadas e pista da ciclovia do canal 6 estão 60% concluídas

As obras da ciclovia do canal 5 tem previsão de início no primeiro semestre de 2015.

28 de agosto de 2014 - 14:44

PMS

Da Redação

Compartilhe

A construção da ciclovia do canal 6 já atingiu 60% da pista e 60% das calçadas prontas, cinco meses após o início dos trabalhos. A intervenção vai garantir acessibilidade, área verde, nova pavimentação e sinalização em uma área de extensão de 1.800m, interligando o porto à orla.

Na última segunda-feira (25), operários trabalhavam na pista da ciclovia, entre as vias Jurubatuba e Av. Pedro Lessa, sentido praia/cais. Ao mesmo tempo, outra frente de trabalho executava as sarjetas no trecho entre as avenidas Afonso Pena e Mário Covas. A obra seguirá com serviços de guias, sarjetas e pavimentação.

No entanto, a implantação da ciclovia exige mais do que a realização de calçadas e pista. Inclui readequação na rotatória existente no cruzamento da Praça José Domingos Martins, com a Avenida Afonso Pena e ampliação da Praça Dr. Maurício Fang.

“A praça, na confluência da Av. Pedro Lessa com Aristóteles Menezes, será revitalizada. O espaço receberá 24 mesas de dominó, novo calçamento e paisagismo”, informa Rodrigo Monteiro, engenheiro da Secretaria de Infraestrutura e Edificações.

Preocupação ecológica
A obra contará também com pavimentação ecológica. Trata-se do concregrama, piso que dispensa rejunte e auxilia a drenagem do solo. Foi instalado em toda a extensão da ciclovia para conservar a grama nas passagens. No final da obra, será feito o plantio.

O projeto da prefeitura prevê a construção da ciclovia junto à faixa esquerda da pista do canal 6, sentido cais/praia, no trecho entre as avenidas Mário Covas e Afonso Pena.

Na continuação até a praia, ficará na calçada da mesma avenida, assim como ocorre no canal 1. O investimento é de R$ 2,6 milhões e os recursos são do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado.

Ampliação da malha cicloviária
Santos conta hoje com malha cicloviária de 33 km. Também estão em andamento a implantação das ciclovias do canal 4 (2.750 metros), Rua São Bento (330m) e João Pessoa (1.750m). Já a pista do canal 5 (1.950m) tem previsão de início no primeiro semestre de 2015.

LEIA TAMBÉM: