Câmara de Santos oferece curso de educação política para jovens | Boqnews
Foto: Divulgação Amazon estágio

Capacitação

24 DE FEVEREIRO DE 2020

Siga-nos no Google Notícias!

Câmara de Santos oferece curso de educação política para jovens

Curso é gratuito e certificado pela Escola do Legislativo de Santos, voltado para alunos do 3º ano do Ensino Médio

Por: Da Redação

array(1) {
  ["tipo"]=>
  int(27)
}

A instituição alemã Fundação Konrad Adenauer (KAS) em parceria com a Escola do Legislativo e da Cidadania da Câmara Municipal de Santos e a escola do legislativo e da Democracia de Cubatão promoverão um curso de Iniciação Política.

As aulas serão nos dias 03, 04 e 05 de março, das 9h30 às 12h30. A capacitação é voltada para alunos do terceiro ano do Ensino Médio.

Além disso, a primeira turma a acontecer na Baixada Santista terá alunos de escolas estaduais de Santos e Cubatão.

Inscrições pelo telefone 3211-41 33 ou pelo e-mail [email protected]

O objetivo principal de oferecer um conteúdo capaz de alterar a relação do sujeito comum com a política.

O programa é fundamental para consolidar o compromisso com a democratização da política, levando-a de forma suprapartidária à sociedade.

Além disso, parte expressiva daquilo que se discute em sala de aula é tema do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM); de boa parte dos vestibulares do país; de documentos delimitadores de conteúdos do MEC e de processos seletivos de empresas que contratam jovens aprendizes.

Os presidentes das respectivas Câmaras Municipais, Rui de Rosis e Fábio Roxinho fizeram o anúncio em conjunto.

Segundo o coordenador do curso, que é doutor em Ciências Políticas pela USP, Humberto Dantas: “formar eleitores conscientes e cidadãos ativos é o intuito maior da equipe e das atividades desenvolvidas”.

De acordo com Dantas, as ações foram inspiradas em princípios essenciais da filosofia política, que associam a consolidação da democracia a duas bases fundamentais: participação e informação/educação.

“A primeira, numa democracia representativa, está associada à garantia do sufrágio universal (voto) e a segunda às questões de acesso formal. Por meio de mecanismos de educação, ao conteúdo necessário à compreensão política e eleitoral”, completou.

Temas

O curso discutirá seis temas: Tema 1 – Democracia e o futuro da política – aula teórica (dia 1); Tema 2 – Ética e política – atividade em grupo (dia 1); Tema 3 – Direitos essenciais e cidadania – aula teórica (dia 2); Tema 4 – Demandas e direitos – atividade em grupo (dia 2); Tema 5 – Estrutura do Estado Brasileiro – aula teórica e Tema 6 – Conquistas e organização da sociedade – atividade em grupo.

Notícias relacionadas

ENFOQUE JORNAL E EDITORA © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

desenvolvido por:
Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.